Você sabe quais são os impactos que a 4ª Revolução Industrial causou nos modelos de negócio? Sabe como a transformação digital está potencializando o crescimento das empresas? Continue lendo o texto e descubra.
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O impacto da transformação digital nos modelos de negócios
“A empresa que não inova inevitavelmente envelhece e declina. E em um período de rápidas mudanças como o presente… o declínio será rápido.”
(Drucker, 2003)
Nada será tão lento quanto hoje. O mercado está se reinventando com uma velocidade surpreendente. Poder econômico, marca forte e tradição no mercado não são mais barreiras de entrada suficientes para cortar a nova concorrência.
A Kodak foi a precursora da indústria da fotografia. Curiosamente, foi a própria Kodak quem inventou a primeira máquina fotográfica digital. Mas ela se apegou ao seu antigo modelo de negócios, baseado nos papéis de revelação fotográfica, e não foi capaz de sobreviver.
Enquanto isto, em 2012, o Facebook comprou o Instagram por US$ 1 bilhão, na época com 13 empregados. Enquanto a Kodak representa a antiga indústria da fotografia, com filmes e papéis de revelação, o Instagram representa a fotografia da era digital, com publicação em tempo real, filtros digitais, álbuns online e novas formas de monetização, baseadas no marketing digital.
Da mesma forma, a Blockbuster era líder no mercado de aluguel de filmes e tinha mais de 9000 lojas no mundo. A Blockbuster teve a oportunidade de copiar o modelo de negócio da Netflix e até mesmo de comprá-la, mas não o fez. Enquanto a Blockbuster sucumbia, a Netflix se reinventava.
A Netflix migrou do modelo de negócio de aluguel online de DVDs para acesso a conteúdo de vídeo por assinatura, já antevendo o barateamento e acesso fácil aos links de Internet capazes de suportar o streaming de vídeo. Há alguns anos, a Netflix novamente se reinventou e se tornou uma importante produtora de conteúdo em vídeo, com séries e filmes de grande qualidade e muito populares.
Novos desafios para os mercados tradicionais
Há um importante reposicionamento de poder econômico no mercado. Empresas tradicionais estão rapidamente perdendo espaço para as empresas digitais. A Amazon ameaça todo o mercado tradicional de varejo, além de liderar o mercado de cloud computing. Apple, Google, Facebook, Uber, Airbnb, Alibaba, dentre outros, tornaram-se os novos gigantes da economia global.
A ameaça aos mercados tradicionais nunca foi tão evidente, há grandes desafios pela frente:
- As tecnologias vêm evoluindo em uma velocidade nunca antes vista (mais acessíveis, tanto em termos de custo quanto em termos de acesso à informação). Além disso, torna-se difícil definir qual caminho tecnológico seguir, com tantas tendências e opções disponíveis.
- A forma de interação das empresas com os clientes e com as comunidades mudou drasticamente. As mídias tradicionais não conseguem mais atingir o público de forma eficiente. Os consumidores querem ser ouvidos e têm uma voz muito expressiva, conseguindo afetar positiva ou negativamente a imagem das empresas com uma velocidade inédita.
- A cultura empresarial tradicional torna-se obsoleta. Modelos convencionais de estruturas hierárquicas, métricas e aproveitamento dos talentos humanos não são eficientes em um mundo guiado pela velocidade, inovação e colaboração.
O que é transformação digital?
A transformação digital pode ser definida como a mudança disruptiva e em larga escala dos mercados e da sociedade a partir da convergência tecnológica, de novos modelos de negócio e de um novo mindset das empresas.
Neste contexto, temos dois protagonistas importantes: as empresas digitais, que possuem inovação e tecnologia como DNA da empresa desde seu nascimento; e as empresas em transformação, que conseguiram se reinventar e participam da mudança das regras do jogo em seu mercado. Existe um terceiro grupo denominado empresas analógicas, que são as companhias que não se conscientizaram ou não estão conseguindo competir neste novo mercado.
Startups Unicórnio
Um outro fenômeno importante é o tempo para uma startup se tornar um unicórnio. Enquanto o tempo médio dos negócios tradicionais é de 20 anos, as primeiras grandes empresas representantes da transformação digital, como Google e Facebook, demoraram 6 a 8 anos para tornarem-se unicórnios. Este tempo está reduzindo, e nota-se startups que se tornaram unicórnios em menos de 3 anos de existência.
Os impactos da 4ª Revolução Industrial
Estamos neste momento vivenciando a chamada quarta revolução industrial, que começou no início do século XXI. A quarta revolução industrial é marcada pela convergência tecnológica, mobilidade, sensores, inteligência artificial e aprendizado de máquina. A quarta revolução industrial é o termo adotado pelo Fórum Econômico Mundial para caracterizar o momento de transformação que estamos vivendo nas indústrias e na sociedade.
Os três pilares da Transformação Digital
A transformação digital pode ser representada de forma abrangente através de um modelo simples, baseado em três pilares: cultura digital, ativos digitais e experiência do cliente.
1. Cultura Digital
A cultura digital representa como sua empresa se organiza, qual a estratégia e a postura da liderança em relação à transformação digital e quais os valores e comportamentos de sua empresa e seus colaboradores, incluindo:
- Estratégia Digital: Criação de novos modelos de negócio, revisão dos modelos existentes e melhoria da eficiência operacional a partir da tecnologia e mindset digital.
- Visão e Propósito: A partir da estratégia digital definida, é importante o estabelecimento de uma visão de transformação ambiciosa com propósito, que seja capaz de engajar e mobilizar a empresa para a jornada digital.
- Liderança Digital: A transformação digital só ocorre com o engajamento real da liderança da empresa. Primeiramente, a liderança deve ter a consciência das oportunidades e ameaças do mercado em transformação.
- Cultura de Experimentação e Aprendizado: Ciclos de experimentação devem ser incentivados na empresa e as falhas decorrentes dos processos de experimentação devem ser celebradas como oportunidades de aprendizado e desenvolvimento da empresa.
- Agilidade: Processo iterativos e incrementais, com ciclos curtos de entrega, habilitam a adaptabilidade do processo de transformação digital, onde a geração de valor ao negócio e a resposta rápida às mudanças são mais importantes que o apego ao plano.
- Autonomia: Estruturas organizacionais baseadas em times autônomos e multidisciplinares aumentam a velocidade, adaptabilidade e a motivação dos colaboradores.
2. Ativos Digitais
Os ativos digitais são todas as soluções tecnológicas utilizadas pela sua organização com foco em geração de valor para o negócio, incluindo:
- Cloud Computing.
- Cybersecurity.
- Inteligência Artificial.
- Big Data e Analytics.
- Blockchain.
- IoT.
- Tecnologias Imersivas (realidade virtual e realidade aumentada).
3. Experiência do Cliente
A experiência do cliente trata a forma como os produtos, serviços e estratégias de relacionamento com o público são desenhados e implementados, a partir do entendimento profundo das necessidades e anseios dos clientes, gerando diferenciação competitiva:
- Empatia: O entendimento profundo do cliente, onde as soluções digitais são desenhadas e as funcionalidades são priorizadas a partir da perspectiva de geração de valor para o cliente.
- Jornada do Cliente: Mapeamento e entendimento de todo o ciclo de vida do cliente em relação ao produto ou serviço oferecido, considerando as etapas, as atividades executadas tanto pelo cliente quanto pelo fornecedor, os pontos de contato do cliente com o produto/serviço e as respostas emocionais do cliente durante a jornada.
- Coleta e Análise de Informações: Entendimento do comportamento do cliente de forma empírica, a partir da coleta de informações em relação ao uso e ao engajamento do cliente com relação ao produto/serviço oferecido.
- Engajamento do Cliente: Novas formas de conectar ao público. O tradicional trabalho de marketing baseado no convencimento de que a solução oferecida é boa não é mais suficiente, a conexão com o público é mais ampla e envolve propósito.
- Envolvimento dos Clientes: A participação dos clientes nos negócios, na criação ou evolução dos produtos, resulta também em uma maior fidelidade e engajamento dos clientes.
- Redes Sociais: Uso extensivo de redes sociais para aumentar a conexão, a intimidade e o entendimento dos clientes.
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Artigo escrito por: João Carvalho, gerente de Produtos da Boavista Tecnologia
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