Ferramentas de Gestão Financeira: a importância para um bom planejamento orçamentário
Nós sabemos que para empresas conseguirem crescer no mundo extremamente dinâmico que vivemos hoje, elas não precisam apenas de pessoas dedicadas, comprometidas e que pensem fora da caixa, mas também precisam de boas ferramentas de gestão financeira que ajude na organização e gestão das operações.
E sabemos também que o Planejamento Orçamentário é uma estratégia que está conectado com toda da empresa, ou seja, ele cria uma relação de dependência extremamente positiva.
Além de ajudar na avaliação de desempenho individual das áreas, agrupando por macro áreas ou regionais, agrupando por tipo de negócios e por fim agrupando toda a empresa ou todos os negócios.
Como escolher Ferramentas de Gestão Financeira
Uma ferramenta como esta precisa estar sempre atualizada com as demandas atuais e totalmente voltadas à modelagem de cada negócio, ou seja, ferramentas voltadas para era da receita de bolo, produção em série e linha de produção não agregam em nada perante às novas necessidades do mercado.
É mais vantajoso para a empresa ter uma única ferramenta que execute e acompanhe as operações e que direcione a gestão, transformando os dados em informações.
Como essas informações fica muito mais fácil o processo de tomada decisões dos gestores, mostrando um diferencial muito competitivo, permitindo com que a organização se torne mais eficiente, otimizando seus recursos e maximizando seus resultados.
Alie ferramentas de gestão financeira a um ERP
Ferramentas de gestão financeira são grandes aliadas na operação e gestão financeira pois funciona como uma lâmina entre outra ferramenta muito importante, o ERP, que integra todas as áreas do negócio, e todos os bancos que a empresa trabalha, isso mesmo todos os bancos.
Hoje é comum percebermos que as organizações trabalham com pelo menos 3 ou 4 bancos (e não estamos falando da quantidade de contas correntes, apenas da quantidade de bancos) e algumas grandes empresas, ou grupos econômicos, chegam a trabalhar com mais de 7 bancos diferentes, sem falar da quantidade de contas correntes, aplicações e etc…
A ferramenta que falamos faz toda a interação das informações registradas no ERP do cliente com as instituições financeiras nas diversas áreas do setor financeiro.
Em quais áreas do setor financeiro um sistema de gestão impacta
1. Contas a Pagar
No módulo do Contas a Pagar (PAG), a ferramenta concilia os boletos enviados como DDA e cheques dos bancos com o ERP. Além também de ser Omnichanel, ou seja, multibancos, sem que o usuário precise se adaptar a cada modelo novo e diferente de cada banco, facilitando assim a interpretação.
Neste módulo, as autorizações podem ser realizadas de várias maneiras, desde autorização individual, como cruzada, por alçada, por limite etc. Outra grande facilidade é a geração de todos os comprovantes em pouquíssimos cliques, isso mesmo em poucos cliques, assim podemos visualizar estes comprovantes em tela única ou separada.
2. Contas a Receber
O módulo de Contas a Receber (COB), já identifica algumas inconsistências, antes mesmo de enviar ao banco, realiza críticas de boletos duplicados para os mesmos clientes, desdobra um arquivo de remessa de cobrança em lote do ERP para vários bancos além de calcular sua inadimplência de forma automática, de acordo com as formas de recebimento.
Outra grande vantagem desde módulo é a conciliação da cobrança e das taxas decorrentes deste serviços, podendo assim conferir exatamente tudo o que os bancos cobram referentes a este operação.
3. Tesouraria
Outro módulo é a Tesouraria (TES), que nos permite realizar a conciliação bancária automática e total de todas a movimentação bancária, incluindo entradas e saídas, tarifas bancárias, taxas e cestas de serviços e etc…
Com esta conciliação, a empresa tem seu saldo bancário por conta, por banco e geral, otimizando e minimizando os erros da operação.
Quais as vantagens de um sistema de gestão financeira
Além disso tudo, este módulo também concilia a movimentação de numerários entre matriz e filiais, por meio de código de depósitos e pagamento de boletos, reduzindo o tempo de fechamento da conciliação.
Principalmente no final do mês, que é quando esta atividade se torna muito crítica, pois pode impactar em todo o fechamento financeiro mensal.
E você sabe o que é melhor? É que esta ferramenta independe da instabilidade do Internet Banking. Então o Internet Banking pode cair que mesmo assim a ferramenta continuará funcionando? Exatamente, isso mesmo! Né bacana?
Os meios de pagamento na empresas são das mais diversas, porém para a gestão empresarial ter um ferramenta de gestão financeira onde possa aglutinar, confrontar seus dados e gerar relatórios de conciliação bancária, receitas e despesas, controle financeiro, além de produto e serviço, é primordial para o seu planejamento financeiro e podem ajudar todos os nichos de negócios: das grandes às pequenas empresas.
Esta ferramenta ainda gera um gráfico do fluxo de caixa da empresa, para fomentar a análise e a tomada de decisão gerencial.
Como esta ferramenta contribui para o sucesso do Planejamento Orçamentário?
Um ponto chave para o sucesso do controle do Orçamento Empresarial, é a velocidade e a veracidade das informações.
Pouco vai adiantar se as informações corretas demoram para chegar nas pessoas certas. Ou ainda se as informações chegam em tempo hábil, porém está com erros ou não são confiáveis.
Com esta ferramenta, todas as áreas do setor financeiro se beneficiarão com a qualidade das informações, ou seja, reduzimos os dados imputados manualmente e trabalhamos com as mais dados vinculados ao ERP e automáticos.
Além da qualidade, podemos destacar também o curto prazo de fechamento financeiro mensal, que vem sendo mais exigido cada vez pelos acionistas ou sócios.
Com a integração da ferramenta com o bancos e o ERP, os processos ficam mais otimizados e os fechamentos ficam mais rápidos, beneficiando o Orçamento Empresarial e consequentemente toda a empresa.
Com o fechamento mais assertivo e mais rápido, o números do Orçamento Empresarial serão avaliados mais rápidos e a gestão conseguirá tomar decisões com mais velocidade.
Quer saber mais sobre o sistema de conciliação financeiro? Fale com um dos nossos especialista, é só preencher o formulário abaixo.
Faça parte da comunidade Boavista Inscreva seu melhor contato e receba conteúdos exclusivos e com prioridade no seu e-mail!
Teste
Esteja sempre à frente no mercado financeiro!
Conteúdos exclusivos sobre gestão financeira, varejo e tecnologia para você.
Assine a Newsletter