Agora que já entendemos o que é Planejamento Orçamentário e sabemos que é perfeitamente aplicável em empresas de qualquer tamanho e de qualquer segmento, vamos aprender como fazer um planejamento orçamentário.
Os principais objetivos do Orçamento Empresarial são:
- Sugerir indicadores e medir o desempenho dos setores das empresas, e consequentemente da empresa;
- Ajudar a manter o foco no que realmente importa para a empresa;
- Auxiliar nas correções dos problemas;
- Ajudar a maximizar as receitas e minimizar os custos e despesas.
Diferença entre Gastos, Custos e Despesas
Gastos são sacrifícios financeiro que a organização faz para obtenção de um produto ou um serviço qualquer.
Despesas são gastos com um bem ou um serviço consumido direta ou indiretamente para a obtenção de receitas (e que não está diretamente relacionado à operação da empresa).
E custos são gastos relativos a um bem ou um serviço utilizado na produção de outros bens ou serviços (e que está diretamente relacionado à operação da empresa).
Pronto, já sabemos as classificações das saídas de recursos, agora vamos conhecer as classificações das entradas dos recursos.
Diferença entre Receita Bruta, Receita Líquida, Receita Financeira, Receita Operacional e Não Operacional
Receitas Bruta são as receitas relacionadas às vendas dos produtos ou serviços prestados sem as deduções.
Receitas Líquida são as receitas relacionadas às vendas dos produtos ou serviços prestados com suas deduções (Impostos, devoluções, cancelamentos e etc..).
Receitas Financeiras são receitas derivadas de aplicações financeiras ou recebidas por clientes (juros recebidos, descontos obtidos e etc…).
Receita Operacional são as receitas relacionadas com a atividade principal da organização.
E Receita Não Operacional são as receitas que não estão relacionadas com a atividade principal da organização.
As áreas da empresa precisam ser dividias e chamamos esta divisão de Centro de Custos, ou seja, é representa cada segmento de uma empresa que tem uma relativa autonomia no que se refere à sua própria administração financeira.
O conjunto de todos os Centros de Custos representa a organização completa.
Etapas para fazer um Planejamento Orçamentário
Orçamento de Vendas: É a primeira etapa de todo o processo, é a estimativa da quantidade de cada produto que será vendido e por qual valor, ela afeta diretamente a lucratividade da empresa, é uma das fases mais críticas e importantes e uma opção é levarmos em consideração o histórico de vendas, as flutuações de mercado, sazonalidade, concorrência, diversidade dos produtos e etc…
Orçamento de Produção: É a formulação do plano de produção por tipo e por produto para atender à projeção das vendas, ele está diretamente relacionado com o orçamento de matéria-prima, devemos sempre respeitar a política de compras e de estoque e ele influenciará diretamente no contas a pagar.
Orçamento de Mão de Obra Direta e Indireta: Vai definir o quadro de colaboradores diretos e indiretos da produção, ele vai estabelecer a quantidade e o valor das horas trabalhadas diretamente na produção e ressaltamos que todas estas informações devem ser distribuídas por produtos.
Orçamento de Despesas Comerciais e Administrativas: São os gastos necessários para a realização das vendas (remuneração, viagens, marketing e etc…), são os gastos relacionados para gerir a organização, muitas vezes utilizamos o histórico da despesas.
Orçamento de Fluxo de Caixa: É a consequência da junção das outras peças orçamentárias, pois vai determinar o saldo de caixa no final do período orçado e estabelece de maneira mais precisa os valores e datas que ocorrerão as movimentações financeiras.
É um dos últimos a serem feitos, porém, não menos importante, pois qualquer alteração no saldo de caixa, exige a revisão dos demais orçamentos.
Orçamento de Resultado: Espelha o resultado final da operação da organização, que pode ser lucro ou prejuízo, é umas das peças mais importantes, pois será través dele que a empresa medirá sua rentabilidade!
É preciso sempre avaliar se a empresa sofrerá a expansão ou redução, se a empresa lançará novos produtos ou retirará algum da linha de produção e etc…
Orçamento de Balanço Patrimonial: É a apuração das contas patrimoniais, pois é a partir dele que calculamos alguns índices financeiros e contábeis que refletirão a situação financeira e patrimonial da empresa.
Existem alguns tipos de orçamentos que as empresas podem utilizar, como o Tradicional quando o controle do orçamento fica centralizado apenas no setor financeiro, o Matricial quando a empresa se divide em pacotes e entidades e onde cada setor terá a gestão do seu orçamento, o Base-Zero quando a empresa desconsidera a base histórica e inicia o novo orçamento, literalmente do zero, ou seja, ela retira o excesso de ”peso” antigo do orçamento.
Planejamento Estratégico x Planejamento Orçamentário
Lembramos que o Planejamento Orçamentário deve estar intrinsecamente ligado com o Planejamento Estratégico, ou seja, o Orçamento Empresarial é uma consequência do desdobramento das estratégias e objetivos do Planejamento Estratégico.
Costumamos dizer que o Orçamento Empresarial é a tradução do Planejamento Estratégico em números e que com ele é possível estabelecer metas e objetivos.
Quais as vantagens da empresa ter o Orçamento Empresarial?
As principais vantagens são: As responsabilidades de cada um são formalizadas de acordo com o planejamento, e obriga os gestores a sempre pensar à frente das dificuldades.
O orçamento estabelece expectativas definidas que é a melhor base de avaliação do desempenho das áreas da empresa.
Atenção, pois o Controle Orçamentário não pode ser considerado a resposta para todos os problemas da empresa, pois para ser aplicado requer atitudes apropriadas e conhecimento das técnicas envolvidas na sua utilização.
Lembramos também que os dados contidos nos orçamentos são estimativas, estando assim sujeito a erros maiores ou menores. Baixe a nossa planilha de controle orçamentário para acompanhar o andamento do seu planejamento.
Faça parte da comunidade Boavista Inscreva seu melhor contato e receba conteúdos exclusivos e com prioridade no seu e-mail!
Teste
Esteja sempre à frente no mercado financeiro!
Conteúdos exclusivos sobre gestão financeira, varejo e tecnologia para você.
Assine a Newsletter