As 6 principais causas das perdas financeiras em empresas

Conheça as 6 principais causas das perdas financeiras em empresas

Sabemos que fazer todo o controle financeiro de uma empresa, independente de tamanho, é um trabalho delicado e de extrema importância. E por conta do grande fluxo de contas e valores se torna impossível conferir cada uma das pequenas transações comerciais que acontecem na empresa.

E aí a opção que resta é acreditar nas informações entregues pelos bancos, adquirentes, fornecedores e etc… Mas é aí que está o risco. Nem sempre essas informações são enviadas corretamente ou estão de acordo com o que foi assinalado em contrato. E são nesses momentos que você perde dinheiro e acaba nem percebendo.

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Conheça as principais causas das perdas financeiras em empresas

1. Erros de Conciliação

A conciliação de cartões é um procedimento rotineiro de qualquer empresa. É por meio dessa ação que é conferido se os valores repassados pelas adquirentes batem com os valores esperados pela empresa.

No entanto a maioria das empresas não têm a capacidade operacional de conferir filipeta por filipeta, e aí tem que confiar nas informações que estão no seu sistema de gestão e na sua conta bancária, que podem ou não estar certas. Pois podem existir vendas duplicadas, divergentes ou que foram sequer registradas. 

No entanto a conciliação de cartões é apenas a ponta do iceberg de vários outros erros que também podem estar acontecendo dentro do financeiro da sua empresa e você nem se dá de conta.

2. Chargeback

O termo pode parecer estranho quando lido pela primeira vez, mas o significado dele é bem conhecido. Chargeback nada mais é do que a contestação de uma compra feita pelo titular do cartão ao entrar em contato com a operadora.

Se a contestação for efetuada pela operadora, você não receberá o valor esperado e caso o valor já tenha caído na sua conta ele será estornado. 

Mas a operadora não vai te avisar dessa ação? Vai. Por carta, que pode atrasar, ou por e-mail, que pode cair no spam o ficar perdido dentro da sua caixa. Ou seja… você pode não saber dessas ações e acabar perdendo dinheiro sem saber. 

3. Cancelamentos

Esse processo é um tanto parecido com o de chargeback, no entanto, nesse caso o cancelamento das vendas vem de dentro da própria empresa. 

Parece um procedimento padrão, certo? Mas em alguns casos as vendas que são canceladas na frente de loja nem sempre chegam ao conhecimento dos gerentes ou do setor financeiro.

Seja por algum erro operacional ou até mesmo alguma fraude, quando os cancelamentos acontecem e não noticiados, a empresa deixa de ganhar um dinheiro que já está sendo esperado, e isso pode acarretar em consequências drásticas no controle orçamentário da empresa.

4. Tarifas indevidas

Esse é um tópico bastante recorrente em vários negócio e de acordo com a SPC Brasil, 12,1% das empresas tiveram prejuízo financeiro por conta de cobranças de taxas indevidas.

Imagine que na sua loja você tenha contrato com três adquirentes e com cada uma delas você tenha acordado taxas diferentes de débito, crédito à vistas, crédito parcelado e etc. 

Agora pense em quantas transações são feitas com cartão na sua loja e se é possível, mais uma vez, conferir manualmente cada uma delas. Humanamente inviável, não é mesmo?

Acontece que essas ações são mais comum do que imaginamos, mas felizmente se for descoberta uma inconsistência entre a taxa acordada e a cobrada de fato, você receberá um retroativo referente a todo o pagamento excedente.  

5. Otimização de custos

Existe outro ponto crítico em relação às tarifas das adquirentes. A otimização dos custos.

Você sabe qual adquirente te oferece as melhores taxas para compra em débito? E qual é a melhor opção para quando a venda for efetuada em quatro parcelas? Não? Então você pode estar perdendo dinheiro nessas transações.

Otimizar os custos nada mais é do que adequar as suas operações aos melhores cenários possíveis para o seu lucro. Ter o conhecimento de quais são as melhores e as piores tarifas que te são cobradas é fundamental para a saúde financeira do seu empreendimento.

6. Taxas de antecipação

A antecipação de recebíveis pode ser um recurso extremamente importante para potencializar a performance financeira da sua empresa, mas deve ser realizada com muito cuidado e planejamento, além de precisar de um acompanhamento contínuo. 

É fundamental quando fazer uma antecipação ter o conhecimento de quais são os prazos, as parcelas e principalmente as taxas.

Mas se a a sua empresa tem o hábito de fazer a antecipação sem qualquer planejamento ou acompanhamento, fique alerta, você pode estar perdendo dinheiro, e muito.

Como saber quanto dinheiro estou perdendo?

Algumas incompatibilidades podem ser descobertas por colaboradores durante uma operação, ou pelo seu contador quando for realizado o fechamento da empresa. Mas mesmo assim a maioria das incompatibilidades passam despercebidas pelos olhos humanos.

Por isso o ideal é que a empresa faça uso de algum software de automação financeiro, que diminua os processos manuais e ofereça uma visão completa e honesta de todas as transações. 

E se você quer a garantia de que todos as inconsistências referentes às operações feitas com cartão, você precisa especificamente de um conciliador de cartões.

Adotando um sistema de conciliação você tem uma visão completa de todas as vendas que foram feitas em cartão de créditos e realizadas nos seus POS ou TEF. Esse tipo de sistema de oferece uma visão completa de todos os procedimentos relativos a cartões de crédito feitos nos seus estabelecimentos.

O e-Extrato Card consolida automaticamente as informações de venda das operadoras e concilia as vendas de forma prática e eficiente, além disso por meio de gráficos e relatórios completos te dá as informações necessárias para tomar as decisões certas para a sua empresa.

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