Blog da Boavista | Conciliação Financeira
Ir para o comentário
Blog - Boavista Tecnologia
  • Site
  • Blog
  • Materiais gratuitos
  • Sobre o E-extrato
  • Fale Conosco
Gestão Financeira

Política de cobrança: como recuperar crédito em empresas

paulaayres 06/12/2019

Olá pessoal, continuando a nossa série sobre Gestão de Crédito, hoje vamos falar sobre Política de Cobrança e Recuperação de Crédito.

É preciso lembrar a todos que vender é extremamente importante, pois precisamos faturar. Mas não basta só vender, é preciso que a margem de lucro esteja definida, que os custos estejam controlados e também é preciso receber os valores esperados. Ou seja, não basta faturar, nós precisamos lucrar.

Vamos começar este conteúdo falando que tão importante quanto vender é receber e cobrar, pois é através da política de cobrança que se encerra efetivamente a etapa da venda ao cliente. Isso mesmo, ela só acaba aqui.

A minha empresa não tem inadimplência, então não preciso me preocupar, certo? Erradíssimo!

Aproveite este bom momento e mantenha a Política de Cobrança atualizada.

O que é Política de Cobrança?

As empresas devem ter sua Política de Cobrança elaborada e implantada, trabalhando junto com a Política de Crédito. Até porque se há dúvidas em relação ao recebimento, o crédito não deve ser liberado, ou seja, elas estão diretamente relacionadas.

Na área comercial, o principal objetivo é vender, mas, além disso, é preciso receber os valores das vendas. Caso contrário, o negócio pode acarretar prejuízos financeiros. Nesse contexto, surge a Política de cobrança.

Política de cobrança: quais as principais formas de receber valores?

Vamos falar sobre as Formas de Cobrança, maneiras utilizadas para receber o valor de suas vendas através de seus clientes.

Podemos citar como as formas mais comuns: cheque, boleto bancário, duplicata e nota promissória.

Cheque – É uma ordem de pagamento à pessoa em favor da qual se emite esse documento ou qualquer portador dele.

Boleto bancário – É um instrumento de pagamento, e através dele as empresas recebem dos clientes os valores referentes às vendas. É um tipo de cobrança registrada e pode ser protestada, juntamente com sua nota fiscal devida.

Duplicata – É um título formal de crédito comercial, em decorrência da compra e venda de mercadorias ou prestações serviços. Garante a cobrança de determinada dívida, e muitos dos credores podem negociar junto com bancos e factoring. Pode ser protestada em cartório.

Nota Promissória – É um título de crédito abstrato, onde, não vincula causa e origem. Para sua emissão, não é necessário à existência de nota fiscal para comprovar a dívida.

Política de cobrança: qual a melhor forma de cobrar?

O título venceu e o cliente não pagou. E agora? Já posso enviar para a empresa de cobrança?

Existem várias empresas especialistas em recuperação de crédito que já possuem a expertise no negócio, então é sempre vantagem encaminhar logo os títulos vencidos para estas empresas? Calma, ainda não.

A primeira opção sempre deve ser a própria empresa acompanhar e cobrar, até porque os custos são menores e pode manter o relacionamento próximo e saudável com o cliente.

Caso mesmo assim o êxito não seja atingido, existe a opção de negativar nos órgãos de proteção de crédito, mas lembrem que existem alguns que estão ligados apenas ao comércio e outros estão ligados a todo o mercado financeiro.

Negativação automática ou manual?

A negativação automática é muito mais prática para iniciar o processo, porém é bem mais cara e o fornecedor não tem a gestão das etapas do processo.

Já com a negativação manual, o fornecedor tem a gestão de todo o processo, é mais barata, porém ele precisa ter um controle melhor não deixar nenhum título vencido cair da pilha.

E se mesmo após a negativação o cliente não pagar, o envio para a empresa de cobrança é uma boa opção! E sempre deixe alinhado com a empresa terceirizada de cobrança quais são alçadas de limites de negociação.

Ressaltamos que o foco sempre deve ser a busca pela melhor solução do problema e que o cliente inadimplente hoje, pode ser um grande cliente amanhã.

Quando fazer uma cobrança judicial?

Ainda não consegui receber, posso iniciar a cobrança extrajudicial ou judicial?

Além de que não são todos os tipos de cobranças que permitem o ingresso de uma ação judicial, tem também a questão do custo que é relevante. Então orientamos sempre a consultar um advogado da área.

Existe uma forma correta de efetuar uma cobrança?

Dentro da política de cobrança, as empresas especializadas podem utilizar os recursos disponíveis como telefone, e-mail, WhatsApp e outros formas de contato, porém sempre tendo o cuidado de não expor o devedor e que cheguem diretamente ao devedor.

Atenção, pois entrar em contato com pessoas próximas ao devedor, o intimidando como estratégia para receber a dívida é uma atitude proibida pelo CDC, portanto, é importante respeitar o espaço e privacidade do devedor.

1. O que diz o artigo 71 do CDC.

Art. 71. Utilizar, na cobrança de dívidas, de ameaça, coação, constrangimento físico ou moral, afirmações falsas incorretas ou enganosas ou de qualquer outro procedimento que exponha o consumidor, injustificadamente, a ridículo ou interfira com seu trabalho, descanso ou lazer.

E quais são os direitos do credor?

O credor tem o direito de cobrar as dívidas legítimas e devidamente documentadas, podendo:

  • Notificar o devedor para pagamento;
  • Inscrever seu nome nos cadastros de inadimplentes, como SPC e SERASA;
  • Realizar o protesto extrajudicial se houver título de crédito;
  • Ingressar com a ação judicial apropriada para a cobrança.

E quais os diretos dos inadimplentes?

2. O que diz o artigo 42 do CDC.

O inadimplente, por sua vez, tem o direito de não ser submetido ao constrangimento ou ameaça, conforme artigo 42 do CDC:

Art. 42. Na cobrança de débitos, o consumidor inadimplente não será exposto a ridículo, nem será submetido a qualquer tipo de constrangimento ou ameaça. Parágrafo único. O consumidor cobrado em quantia indevida tem direito à repetição do indébito, por valor igual ao dobro do que pagou em excesso, acrescido de correção monetária…

O mesmo raciocínio se aplica a telefonar para o consumidor constantemente, nos horários de almoço, à noite e nos finais de semana, interferindo em seus horários de descanso.

Lembre-se de que, para que toda essa jornada, que passa pela política de cobrança seja efetiva, você precisa conciliar todos os pagamentos recebidos, por isso a conciliação de cobrança se torna um processo bastante importante. E deve ser considerado na hora de transformar a gestão da sua empresa.

Agora você já conhece sobre Política de Cobrança e pode aplicá-la em seu negócio.

Assine a nossa newsletter para receber mais conteúdos sobre gestão financeira.


Tags:
198
Paula Ayres

    Faça parte da comunidade Boavista Inscreva seu melhor contato e receba conteúdos exclusivos e com prioridade no seu e-mail!


      Artigos relacionados

      • Golpe da maquininha de cartão

        Golpe em máquina de cartão: conheça o ‘POS fake’ e como se proteger

      • Passando cartão de crédito em maquininha

        Conheça o HUB da Boavista e como ele pode ajudar a sua empresa a expandir os negócios

      Teste

      post anterior
      Gestão do risco de crédito: como aplicar no seu negócio
      próximo post
      Transformação digital: uma análise da 4º Revolução Industrial

      Categorias

      Esteja sempre à frente no mercado financeiro!

      Conteúdos exclusivos sobre gestão financeira, varejo e tecnologia para você.

      Assine a Newsletter

      Boavista | Conciliação Financeira - Conciliação de Cartões, Vendas, Recebimentos, Bancária e outrosBlog Boavista Tecnologia - Todos os direitos reservados | Política de privacidade

        Siga-nos:

      Site criado por Atratis, uma agência de comunicação digital de Fortaleza - Ceará

      Categorias

      • Administração do tempo
      • Antecipação de Recebíveis
      • Aplicativos de Delivery
      • Automação de Processos
      • Clientes
      • Conciliação bancária
      • Conciliação de Cartão
      • Conciliação de Recolhimento de Numerários
      • Conciliação Financeira
      • Conciliação Financeira
      • Conciliador e-Extrato
      • Eventos
      • Gestão de cobrança
      • Gestão de Negócios
      • Gestão Financeira
      • Pagamentos
      • Pix
      • Setor bancário
      • Supermercado
      • Tecnologia
      • Varejo
      • Vendas
      • VTEX Day

      Tags

      antecipação de recebíveis automação de processos auxílio emergencial banco central caixa tem carteiras digitais Cartão de crédito cessão de recebíveis conciliador e-extrato conciliação bancária conciliação de cartão conciliação de cobrança conciliação de meios de pagamento conciliação de pagamentos conciliação de recolhimento de numerários conciliação de vendas conciliação de vendas por delivery conciliação financeira contas a pagar coronavírus delivery desbancarizados e-commerce gestão de negócios Gestão de Vendas em Cartão Gestão estratégica gestão financeira maquininha Marketplace meios de pagamento máquina de cartão open banking pagamentos pandemia picpay pix POS qr code setor financeiro tecnologia tesouraria varejo vendas vendas on-line vendas por delivery