Whatsapp Pay | Blog da Boavista

Whatsapp Pay: como vender com cartão através de mensagem

Você já conhece o WhatsApp Pay? Enquanto o Facebook busca fortalecer esse serviço no Brasil, muitas empresas estão bem animadas com o pagamento pelo aplicativo. Afinal, o serviço de mensagem está em 99% dos celulares brasileiros. Portanto, receber e fazer pagamentos pelo app pode ser uma grande mudança no mercado!

Não à toa que empresas estão correndo atrás dessa solução. A Cielo será a adquirente utilizada pelo serviço e diversas bandeiras, como Master e Visa, estão estimulando o processo.

Portanto, se você quer se antecipar a essa tendência, continue lendo o post. Entenda como vender com cartão por meio do WhatsApp Pay.

O que está acontecendo com o WhatsApp Pay?

A funcionalidade é uma solução que permite pagamentos, transferências e outras operações financeiras simples, diretamente pelo aplicativo. Evidentemente, é uma ação que traz incrível potencial. Contudo, o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e o Banco Central do Brasil (BC) se mostraram preocupados.

As principais razões da suspensão são a segurança de dados e a impossibilidade de concorrência, já que a Cielo já domina 40% do mercado de cartões no Brasil. O que traria problemas para o mercado. Portanto, o objetivo atual é encontrar uma forma benéfica para todos.

Enquanto esse problema legal não é resolvido, existem algumas características que são certas sobre esse modelo de pagamento. Para fazer as operações, é preciso cadastrar o cartão de crédito ou débito de uma das bandeiras parcerias no Facebook Pay, empresa dona do Whatsapp Pay. Como grande parte das bandeiras já são integradas à plataforma, é improvável que alguma fique de fora.

Outra característica que já ficou clara é que não serão cobradas taxas pelo Facebook para quem paga. Contudo, podem ocorrer tarifas de acordo com cada instituição financeira em relação ao uso da plataforma. Ou seja, para o usuário, é uma forma muito conveniente de fazer os pagamentos em um app que ele já usa naturalmente.

Para as empresas receberem, é preciso ter uma conta de WhatsApp Business, além de uma conexão com o cadastro na Cielo, fornecendo os dados da conta bancária para que o pagamento seja enviado. Contudo, é cobrada uma taxa de 3,99% em transações realizadas por empresas. No final do texto construímos um passo a passo de como aceitar pagamentos através da ferramenta.

Quais são as novas oportunidades de venda?

O motivo da ansiedade do mercado pela liberação do WhatsApp Pay é por conta das grandes oportunidades de venda que ele pode trazer. Afinal, como vimos acima, o aplicativo possui um volume de penetração absurdo no Brasil, e a comodidade que ele traz pode romper barreiras enfrentadas pelos e-commerces.

Uma das grandes vantagens é a comodidade de possuir um único canal para fazer todo o processo de venda. Por exemplo, imagine que você está fazendo uma venda para o cliente pelo app. No momento do pagamento, existe uma barreira enorme. É preciso enviar um boleto, encaminhá-lo para o seu e-commerce, enviar o número da agência e conta para ele fazer uma transferência, e diversos outros. Todas as opções anteriores dão muito trabalho e podem desencorajar o público.

Por outro lado, ao usar o aplicativo, o empresário em poucos passos pode concretizar uma venda. É uma forma de otimizar ainda mais sua taxa de conversão.

O WhatsApp Pay também promete aumentar a credibilidade nas negociações feitas através de mensagens. A segurança do pagamento é garantida pela Cielo e pelo próprio Facebook, que já são duas marcas em que o público conhece e confia. Além disso, não existe trabalho em cadastrar repetidamente o cartão, pois ele já está conectado à conta. Para complementar, a interface do chat também é mais fácil de usar e o público já a conhece.

Passo a passo de como receber pagamentos pelo WhatsApp Pay

Agora que você já sabe tudo sobre essa solução, vamos fechar o post com um passo a passo de como receber os pagamentos. Primeiro, vamos ver como configurar os pagamentos no WhatsApp Business.

Acesse o menu no canto superior direito, na opção “Pagamentos”;

  • Na tela seguinte, no campo serviços, deve aparecer uma opção com “Facebook Pay”. Como é sua primeira vez se cadastrando, não deve ter nenhuma forma adicionada. Então, clique no “+” do lado direito da tela;
  • A próxima tela diz o que você pretende fazer. Para sua empresa, marque a opção “Receber Pagamentos por Vendas” e clique em continuar;
  • Aceite os termos e condições, do WhatsApp, Facebook e Cielo;

Se você já tem uma conta na Cielo, o processo é mais simples, pois é preciso apenas ligar essa conta ao Facebook Pay. Caso contrário, é preciso fazer uma nova, pois é ela que processa os pagamentos. Felizmente, é um processo também tranquilo, como mostraremos abaixo;

  • Coloque o CPF ou CNPJ da empresa e clique em avançar;
  • Em seguida, insira os dados comerciais, como nome e endereço;
  • Para complementar, insira os seus dados pessoais, com nome, data de nascimento, e-mail e CPF;

Por fim, para receber no banco, é preciso cadastrar os dados bancários, colocando as informações como o banco, agência e conta. Também é necessário ter uma conta no WhatsApp Business, o que significa que é preciso baixar essa versão do app, fazer o cadastro e esperar até que sua conta seja verificada. O processo é bem simples:

  • Baixe o app, e concorde com as permissões pedidas;
  • Quando ele pedir, entre com o telefone da empresa, com DDD;
  • O código para verificação, pode ser feito por SMS ou pelo próprio WhatsApp;
  • Por fim, coloque o nome e a foto da empresa, lembrando que o nome não pode ser alterado.

Uma vez que sua conta esteja cadastrada, é possível configurar o perfil com algumas informações extras, como o horário de funcionamento.

Uma vez que esses passos estejam concluídos, é preciso aguardar 3 dias úteis para começar a aceitar pagamentos com os cartões participantes. Durante esse processo, a Cielo e o WhatsApp vão verificar sua conta, para garantir que tudo está certo.

Conclusão

Agora, você está totalmente preparado para receber pagamentos pelo WhatsApp quando a suspensão for derrubada. O mercado está bem empolgado com essa novidade, pois ela apresenta um grande potencial para facilitar as vendas.

Vai vender através de cartões pelo Whatsapp? Não esqueça de controlar essas vendas e garantir o repasse correto pelas operadoras. Confira nosso post sobre a importância da conciliação de cartões para saber ainda mais.

Faça parte da comunidade Boavista Inscreva seu melhor contato e receba conteúdos exclusivos e com prioridade no seu e-mail!


    Teste

    Já vai sair?

    Converse com nossos especialistas para entender mais sobre a Boavista!

    Saiba mais