Você conhece o conceito de cartão virtual? Neste conteúdo você entenderá tudo sobre o assunto. Boa leitura.
A criação do Auxílio Emergencial, benefício para mitigar os efeitos econômicos do isolamento social durante a pandemia de Covid-19, impulsionou o crescimento do uso de cartões virtuais entre a população brasileira.
As compras com essa modalidade de pagamento explodiu durante a pandemia, chegando a crescer 5 vezes, segundo a Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC). E esse número deve aumentar, já que 50% dos brasileiros que não utilizam essa forma de pagamento pretende experimentar nos próximos 12 meses.
Seja no formato de crédito ou débito, essa é uma tendência que veio para ficar e apresenta vantagens como praticidade e segurança. Explicamos isso nas próximas linhas.
Crescimento durante a pandemia
Os impactos da pandemia podem ser percebidos na saúde, na economia, na rotina das cidades e também no comportamento do comércio e dos consumidores.
Cerca de 43% dos brasileiros deixaram de frequentar agências bancárias e 46% aumentaram a frequência de uso de cartão virtual, aplicativo e internet banking, segundo pesquisa Ibope Inteligência/C6 Bank.
Na outra ponta, estudo da SBVC aponta que 58% das empresas mudaram suas estratégias de meios de pagamento. A principal modificação foi a adoção ou crescimento do uso de sistemas online, como aplicativos e contas digitais.
A tendência é que a transformação desses hábitos seja consolidada no cenário pós-coronavírus. Com grandes instituições financeiras e emissoras de cartões já oferecendo essa alternativa, o cartão virtual deve fazer parte do dia a dia dos brasileiros em definitivo.
O que é cartão virtual?
O cartão virtual pode ser classificado como a versão digital do cartão físico. Mas não se restringe a isso. Ele pode ser utilizado para compras pela internet em sites e aplicativos e, em alguns casos, para compras presenciais através da geração de QR Code.
O cartão é válido em compras nacionais e internacionais, para recebimentos em crédito e débito. As diferenças entre os exemplares virtual e físico incluem a validade, o tempo de utilização e o limite que é compartilhado, caso o cliente possua as duas versões: a de plástico e a gerada na carteira virtual.
A novidade ficou popular com os bancos digitais (Nubank, PicPay, PayPal, etc), contudo, já foi incorporada por muitos bancos tradicionais e, com o Auxílio Emergencial, teve seu alcance ampliado.
Com isso, deixou de ser apenas uma extensão da versão física e não é mais preciso ter um para solicitar o outro. Outra mudança recente é que há opções no mercado que permitem seu uso em mais de uma compra, sem o descarte automático.
Vantagens do cartão virtual
Um dos principais benefícios é a segurança, especialmente no momento de informar os dados pessoais para compras pela internet. Ele oferece uma proteção a mais contra golpes virtuais, sites falsos, fraudes e clonagens.
Outra grande vantagem é a possibilidade de efetuar compras mesmo sem ter o cartão físico em mãos. Basta ter um aplicativo instalado no smartphone e gerar uma versão virtual com uma nova numeração para uso imediato.
Para as empresas, a principal vantagem é oferecer uma forma de pagamento confiável, rápida e em sintonia com as demandas da conjuntura atual. Quanto à gestão, há ferramentas para conciliação bancária, integração das informações e administração de recebíveis que já incorporam essa modalidade.
Agora que você já sabe o que é cartão virtual, chegou a hora fazer a gestão das vendas realizadas através dessa novidade no mercado.
O e-Extrato Card oferece o controle completo das vendas de cartões, seja o físico ou o virtual. O gestor tem uma visão completa do processo, desde o momento que passa na maquininha ao repasse das operadoras nas contas bancárias da sua empresa. Visite nossa página para mais informações sobre as funcionalidades e vantagens do e-Extrato Card.
Faça parte da comunidade Boavista Inscreva seu melhor contato e receba conteúdos exclusivos e com prioridade no seu e-mail!
Teste
Esteja sempre à frente no mercado financeiro!
Conteúdos exclusivos sobre gestão financeira, varejo e tecnologia para você.
Assine a Newsletter