Engana-se quem pensa que a tecnologia não iria mudar a forma como lidamos com o dinheiro. Já tínhamos as moedas, cédulas, cheques e cartões, quando, há não muito tempo, surgiu mais uma modalidade para transformar o mundo financeiro e as relações entre consumidores e empresas: as e-wallets, também chamada de carteiras digitais.
Você pode não estar familiarizado com esse termo, mas certamente já deve ter ouvido falar sobre PicPay, Mercado Pago, Ame Digital, Iti, Apple Pay, entre outras. Essas marcas não são novos bancos ou operadoras, são carteiras digitais.
Aqui, a gente explica essa modalidade e porque ela tem potencial para revolucionar o mundo dos pagamentos.
O que é uma e-wallet?
E-wallet é um modelo de pagamento embasado em um software que guarda dinheiro do usuário para que ele possa fazer pagamentos ou realizar compras. Isso tudo direto do celular ou de outros dispositivos móveis.
Para começar a usá-las, basta baixar o aplicativo, fazer um cadastro simples, inserir suas informações de pagamento e adicionar dinheiro na carteira ou, se preferir, vincular a um cartão de crédito.
Para utilizá-las, antes de qualquer coisa, o estabelecimento precisa ter aderido a esse novo meio de pagamento. O processo para o cliente é bastante simples, só precisa aproximar o celular da maquininha ou de um suporte impresso e ler, através do app, o QR Code fornecido pelo comércio.
O cliente não paga nada para utilizá-la em compras, no entanto, para realizar pagamentos de boletos, pode haver cobrança de uma taxa sobre o valor pago.
Como tem sido a adesão às e-wallets?
A expansão das e-wallets está sendo tão grande no mercado que, atualmente, 61% dos brasileiros das classes A, B e C já aderiram ao modelo, segundo estudo da consultoria IDC.
Para você ter uma noção do impacto que essas carteiras digitais vêm causando, somente em abril deste ano, quando o isolamento social se tornou mais rígido em praticamente todo o país, a PicPay, uma das e-wallets mais conhecidas, conseguiu três milhões de usuários e 1,2 bilhão de reais em transações.
Foi no isolamento que houve o estímulo ao uso desse recurso, com destaque para o Caixa Tem, o aplicativo criado pela Caixa Econômica Federal para pagar o auxílio emergencial. Embora dentro de um contexto social complexo, o Caixa Tem é uma carteira digital que tornou o modelo conhecido por grande parte da sociedade.
Graças a movimentos como da Caixa e de outras empresas, o uso das carteiras digitais subiu 32%, segundo pesquisa feita pelo Capterra. Além disso, a mesma pesquisa constatou que 96% das pessoas pretendem aderir a esse método ou continuar a utilizá-lo mesmo depois da pandemia.
Cenário cada vez mais promissor
E ainda há muito a crescer nos próximos anos. Um estudo realizado pela consultoria Bain & Company aponta que o uso das carteiras digitais pode atingir a marca de 28% dos pagamentos somente em pontos de venda. Quando consideramos as compras on-line, esse número chega a 47%.
O aumento dessa aderência se deve a vários fatores. As e-wallets são ferramentas gratuitas e fáceis de se cadastrar. Sem burocracias ou intermédio de bancos, elas chegam ao usuário de forma mais rápida e prática.
O surgimento das e-wallets complementa um movimento de digitalização do mercado financeiro, no qual as soluções bancárias tendem a ser mais otimizadas e menos burocráticas para clientes, bem como novas formas de fazer a moeda circular têm sido criadas para facilitar a vida de pessoas físicas e jurídicas.
Entre esses movimentos, está a criação do open banking, no qual os dados dos clientes podem ser compartilhados como e com quem os próprios optarem, desbancando o poderio das instituições financeiras sobre seus clientes.
Vale citar também o Pix, um serviço de transferências instantâneas a partir da leitura de QR Code criado pelo Banco Central e que atualmente está em fase de cadastro.
Quais são as vantagens das e-wallets?
Para além de substituir o dinheiro físico e os cartões de crédito/débito, as e-wallets trazem uma série de benefícios tanto para clientes quanto para empresas.
Praticidade e segurança
Com as e-wallets, o usuário pode fazer compras em qualquer tipo de estabelecimento ou efetuar pagamentos de boletos diversos apenas usando o celular, sem precisa manusear dinheiro ou cartões.
Algumas delas permitem o cadastro da biometria, o que torna o processo ainda mais seguro e prático, já que dispensa o uso de senhas.
Economia e retorno financeiro
Para incentivar o uso, muitas empresas de carteiras firmam parceria com estabelecimentos para oferecerem descontos em produtos ou serviços que forem pagos com esse meio.
Além disso, existe o cashback, que é o famoso “dinheiro de volta”. Ou seja, o estabelecimento pode oferecer certa porcentagem do valor da compra de volta para o cliente quando ele paga com e-wallet. Geralmente esse valor tem um teto, mas ainda assim vale a pena.
Redução de custos para empresas
Empresas que permitem compras via cartão sabem que pagam taxas por cada compra realizada. Com as e-wallets, as taxas ainda existem, mas em menor quantidade e com valores mais atrativos.
Obviamente, aceitar apenas carteiras digitais será uma realidade ainda distante, mas, quem optar por isso já agora, dispensa o custo com o aluguel das maquininhas de cartões.
Maior captação e fidelização de clientes
Como os usuários de e-wallets são principalmente clientes que buscam vantagens para si, empresas que as adotam podem conseguir um relevante aumento de vendas.
Além disso, com a possibilidade contínua de cashback, esses clientes se tornam fieis e ainda podem divulgar sua marca.
Levando em conta o mercado em geral, as carteiras digitais ainda têm uma tímida participação, mas ganham terreno cada vez mais. Portanto, empresas que adotam esse meio mais cedo estão alinhadas com os novos comportamentos do consumidor.
A cada dia cresce a demanda por cadastro de carteiras digitais pelas empresas, e aí surge uma nova necessidade: a conciliação das vendas. Por ser mais um meio de pagamento, como os cartões de crédito e o Pix, esses dados precisam ser conciliados também.
O e-Extrato Card permite a conciliação das vendas que são enviadas pelo sistema de gestão da empresa e das informações fornecidas pelas carteiras digitais utilizadas no estabelecimento. Esse processo é extremamente importante, pois as carteiras, como dissemos, estão evoluindo e tendem a entrar de vez no mercado.
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