Para uma Black Friday sem prejuízos financeiros, é necessário um planejamento completo e bem estruturado. Além de atentar-se para a gestão de riscos na Black Friday.
Quer saber quais são esses risco e qual a melhor forma de se antecipar e evitá-los antes mesmo que aconteçam? Então siga lendo o conteúdo que preparamos.
Como fazer gestão de riscos na Black Friday?
A gestão de riscos consiste em fazer uma análise completa de todos os erros que possam acontecer durante determinado projeto ou podem acontecer como consequência desse projeto, e então, a partir dos resultados da análise preparar estratégias e ações que diminuam ou eliminem esses riscos.
Tratando a Black Friday como um projeto específico, é importante ficar atento para os potenciais riscos que possam causar o fracasso das suas ações, ou pior, possam trazer prejuízo para o seu negócio.
Por isso elencamos alguns dos riscos que a sua loja pode correr e para que você já fique preparado para solucionar qualquer erro que aconteça.
Riscos na Black Friday: os 7 maiores
1. Conciliação das Vendas
A conciliação de cartões é um procedimento rotineiro de qualquer empresa. É por meio dessa ação que é conferido se os valores repassados pelas adquirentes batem com os valores esperados pela empresa.
No entanto, a maioria das empresas não tem a capacidade operacional de conferir filipeta por filipeta, ainda mais quando o volume de vendas é extremamente alto, efeito esperado no período da Black Friday.
E o que resta é confiar nas informações que estão no seu sistema de gestão e na sua conta bancária, que podem ou não estar corretas. Pois podem existir vendas duplicadas, divergentes ou que foram sequer registradas.
A verdade é que a conciliação de cartões é apenas a ponta do iceberg de vários outros erros que também podem acontecer dentro da sua empresa e você nem se dá de conta.
2. Cancelamentos e Devoluções
A contestação de uma compra feita pelo titular do cartão ao entrar em contato com a operadora é chamada de chargeback. Pode parecer estranho quando lido pela primeira vez, mas o significado dele é bem conhecido.
Se a contestação for efetuada pela operadora, você não receberá o valor esperado e caso o valor já tenha caído na sua conta ele será estornado.
Mas a operadora não vai te avisar dessa ação? Vai. Por carta, que pode atrasar, ou por e-mail, que pode cair no spam ou ficar perdido dentro da sua caixa. Ou seja… você pode não saber dessas ações e acabar perdendo dinheiro.
Lembre-se também que quando o cliente compra um produto fora da loja física, seja por telefone ou internet, ele tem o direito do arrependimento, que o permite desistir do contrato em um prazo de até sete dias contados a partir da assinatura do contrato ou da data de entrega.
3. Riscos na Black Friday: Cibercrimes
Segundo a Interpol, cibercrime é uma atividade ligada a qualquer prática ou ação ilícita realizada na Internet. E infelizmente, no Brasil, o prejuízo causado por cibercrimes é de cerca de 32,4 bilhões de reais por ano, de acordo com uma estimativa feita pela empresa de segurança digital McAfee.
É importante ficar atento na Black Friday para possíveis fraudes que possam acontecer e preparar o seu site com uma proteção extra para que não ocorram invasões que sejam prejudiciais para a sua empresa e para os seus clientes.
Hoje a proteção de dados é um assunto que está em alta, a lei geral de proteção de dados foi sancionada em 2018 e determina diversas normas sobre como as empresas devem coletar e proteger as informações dos seus clientes.
4. Infraestrutura
A infraestrutura do seu espaço é um ponto crucial para causar uma boa experiência no cliente, seja no ambiente físico ou no digital, e para cada um desses ambientes existem pontos a serem observados.
Ambiente Físico:
Se você for fazer uma ação de Black Friday na sua loja é importante se preparar para o alto fluxo de pessoas que passará pelo seu espaço. Libere espaço para que os clientes possam circular pelo ambiente e visualizar bem os seus produtos.
Fique atento para que as pessoas não fiquem aglomeradas e sufocadas, isso pode causar um mal estar nos clientes, além de criar oportunidades propícias para furtos e outras violações de segurança.
Ambiente Digital:
Mas se as suas vendas vão acontecer também no ambiente digital existem outros pontos que você deve prestar atenção.
O primeiro é a estabilidade da sua plataforma, lembre que os picos de acesso na sexta-feira podem derrubar o seu site completamente e se isso acontecer você vai perder todas as vendas os clientes estavam programando.
O segundo ponto, e tão importante quanto o primeiro, é a segurança da plataforma. Certifique-se de que os dados dos seus clientes estarão salvos na sua base e que possa existir a possibilidade de um vazamento.
O terceiro e último ponto é referente à experiência do cliente na sua plataforma, garanta que o processo de compra seja simples e ofereça a possibilidade dele acompanhar todo o processo, desde a aprovação da compra até a entrega. Se o processo tiver muitas etapas e for muito complicado é possível que exista uma desistência da compra.
5. Entregas
Lembre-se de que a responsabilidade pelas entregas das suas vendas é sua, independente de se o produto vai ser entregue por sua frota própria ou por uma transportadora.
Por isso é importante que você informe ao consumidor prazos de entrega reais e possíveis dentro da sua estratégia de logística para que não aconteçam reclamações sobre pedidos com entrega atrasada ou que se quer foram entregues. Forneça aos clientes códigos de rastreio para que eles possam acompanhar a entrega e se preparar para receber a remessa.
Outra opção para você é dar ao cliente a oportunidade de retirar o pedido na sua loja física, se você tiver claro, alguns dias após a Black Friday. Desta forma você diminui um pouco todo os esforço que você precisaria fazer para entregar todos os produtos e ainda deixa o processo mais cômodo para o cliente que além de não precisar pagar pelo frete, ainda vai ter acesso à sua compra mais rápido.
6. Ruptura de Estoque
A ruptura de estoque acontece quando um cliente procura por um produto em sua loja e não acha, isso pode fazer com que o cliente não compre nada ou pior, vá procurar pelo produto em uma loja concorrente.
Lembre-se de fazer um inventário completo para a data, assim você vai saber quais os produtos que você tem mais ou menos estocados e a partir desses dados elaborar diferentes promoções.
É bastante comum que produtos se esgotem na Black Friday, principalmente os de alta procura, por isso lembre-se de oferecer opções secundárias e também de informar na sua plataforma que não existem mais unidades disponíveis daquele determinado produto.
Essa ação elimina o risco de que os clientes façam compras de produtos que não existem no estoque, gerando um desconforto para eles e para a sua empresa.
7. Taxas Indevidas
Esse é um tópico bastante recorrente em vários negócio e de acordo com a SPC Brasil, 12,1% das empresas tiveram prejuízo financeiro por conta de cobranças de taxas indevidas.
Imagine que na sua loja você tenha contrato com três adquirentes e com cada uma delas você tenha acordado taxas diferentes de débito, crédito à vistas, crédito parcelado e etc.
Agora pense no alto volume de transações que serão feitas com cartão na sua loja no período da Black Friday. Você conseguirá conferir manualmente cada uma delas para saber se as taxas vão ser cobradas como foi acordado? Parece um tanto inviável, não é mesmo?
Acontece que essas ações são mais comum do que imaginamos, mas felizmente se for descoberta uma inconsistência entre a taxa acordada e a cobrada de fato, você receberá um retroativo referente a todo o pagamento excedente.
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