A inadimplência no Brasil é um problema sério que todas as empresas enfrentam, ainda mais nos dias de hoje. Nessa perspectiva, é notável que os números que a representam tenham chegado a níveis preocupantes. Segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismos (CNC), o índice de inadimplência, em agosto de 2020, atingiu 26,7% das famílias.
Esta é a maior taxa registrada desde março de 2010, quando o número chegou a 27,3%. Um dos principais fatores é a pandemia, pois famílias precisaram optar por entre pagar em dia suas contas ou custear necessidades básicas.
Diante desse contexto de escolha de necessidades, é preciso pensar e agir para que empresas de quaisquer segmentos não sintam ainda mais o dano causa pela falta de pagamento dos seus parceiros e clientes.
Cenário da inadimplência no Brasil
Existem diversos tipos de perfis de inadimplentes. Entre eles, está o devedor ocasional, aquele que acaba atrasando seus pagamentos por conta de imprevistos e problemas pontuais que precisam ter prioridade financeira.
Vale citar também o negligente, que age de forma mal organizada e, por isso, não consegue cumprir com suas obrigações financeiras. Além destes, há também o devedor crônico e o mau pagador.
Um dos principais tipos de inadimplência no Brasil é a do cartão de crédito. Alavancado principalmente por famílias de renda baixa estão com maior necessidade de crédito, o que acaba por comprometer a renda e resultar em atrasos nos pagamentos.
Neste ano, a taxa de inadimplência no Brasil no cartão chegou a 77,8%, haja vista a necessidade de utilizar esse crédito, porém sem a garantia de pagamento.
Por isso, vamos apresentar logo abaixo os principais impactos que essa elevação pode acarretar no seu negócio para que você esteja cada vez mais preparado para esse tipo de situação.
Os impactos da inadimplência no seu negócio
Um dos principais impactos que a inadimplência pode ter no seu negócio é o desequilíbrio do fluxo de caixa. E isso pode acontecer em diversos tipos de empresas, pois sempre é preciso pagar fornecedores e prestadores de serviço contando com esse dinheiro.
Assim, se o cliente atrasa o pagamento de uma prestação direta com o seu negócio, o rombo no fluxo de caixa é perceptível.
Quando isso acontece, muitas vezes os empresários acabam recorrendo a recursos de capital, como empréstimos ou antecipação de recebíveis. No primeiro caso, pode ser não ser uma boa saída por conta dos juros aplicados; no segundo, você estará resgatando um valor que poderá fazer falta mais para frente.
Dessa forma, seu negócio precisa estar preparado para situações como essa para que consiga permanecer estável enquanto a taxa de inadimplência no Brasil estiver em alta. Para isso, veja como sair dessa situação e lutar contra o atraso nos pagamentos.
Como lutar contra esse problema?
Para ter uma noção da saúde financeira do seu negócio, você precisa calcular a taxa de inadimplência, que é a razão entre os valores em aberto e o valor faturado. Esse valor indica o quão alta ou baixa pode estar sua inadimplência e indicar as estratégicas que devem ser tomadas.
Partindo disso, é preciso ter em mente que a inadimplência no Brasil é crônica e, por isso, precisa fazer parte do planejamento financeiro do seu negócio. Em geral, você precisa trabalhar com a hipótese de 3% de inadimplência.
Porém, o ideal é que o fluxo de caixa opere com 0,5% de inadimplência. Esses percentuais podem variar de acordo com cada tipo de negócio e do momento em questão.
Ademais, como forma de precaução, é essencial que o fluxo de caixa seja trabalhado em médio prazo. Isso quer dizer que a maioria das obrigações com fornecedores de um negócio precisam ser para médio e não para curto prazo.
Com isso, eu negócio terá mais tempo de cumprir a previsão de fluxo de caixa para que possa pagar os fornecedores, por exemplo. E isso funciona para diversos setores de pagamento.
Além disso, existem mecanismos que seu negócio pode adotar para que a taxa de inadimplência seja menor. Alguns são:
- Área do cliente interativa;
- Estímulo para renegociação;
- Boa metodologia para gerenciar crédito;
- Régua efetiva de cobrança;
- Aumento das vendas no cartão de débito e crédito.
Veja logo a seguir como implementar cada um desses mecanismos para conseguir driblar a inadimplência.
Área do cliente interativa
Com uma área do cliente mais interativa, você pode oferecer diversos recursos para que o atraso no pagamento seja solucionado. Um exemplo é a facilitação de emissão de boletos, de modo que permita com que o cliente gere um novo para pagamento quando quiser e de forma prática.
Estímulo para renegociação
Além da área do cliente, outra forma de afastar a inadimplência é estimulando a renegociação do pagamento em atraso. Ofereça formas de renegociação que o cliente possa fazer.
É muito melhor abrir mão de parte do valor e receber algo do que precisar não receber nada e ainda precisar gastar com processos judiciais se a inadimplência se tornar dívida.
Metodologia de gerenciamento de crédito
O gerenciamento de crédito é fundamental. Com ele, a ideia é que você ofereça mais crédito aos bons pagadores, com bonificações e vantagens para fidelizar cada vez mais o cliente.
Em contrapartida, reduzir o crédito do cliente inadimplente é importante. Nesse caso, uma boa política de gestão de crédito faz diferença, principalmente com rigorosa análise de crédito.
Gestão efetiva de cobrança
Além do que já foi mencionado, ter uma gestão efetiva de cobrança é essencial para reduzir as taxas de inadimplência. Nesse caso, a ideia é que você personalize a forma de cobrança.
Para isso, contar com automação é o ideal. Assim, é possível enviar lembretes automáticos dias antes do vencimento, bem como lembrar alguns dias após o vencimento de que o pagamento ainda não foi realizado.
Apostar em carta de cobrança sem negativação pode ser uma alternativa. Muitas vezes um aviso é mais eficiente e o cliente efetiva o pagamento para não ser negativado.
Mais vendas no cartão
Outra dica muito importante é o incentivo de vendas no cartão de crédito e débito. Por mais que esse seja um dos principais tipos de inadimplência, gera maior risco para as operadoras.
Se o seu negócio trabalha com venda por meio de cartão, esta é a melhor forma de evitar inadimplência, pois o pagamento chega até você de qualquer forma, e o fluxo de caixa não será prejudicado.
Esperamos que essas dicas possam ser úteis para você reduzir os danos causados pela inadimplência no Brasil no curto prazo. Este conteúdo foi pensado para ajudar a sua empresa, assim como outros que você pode passar a receber se assinar nossa newsletter.
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