Blog da Boavista | Conciliação Financeira

Relatório financeiro mensal: 4 informações de conciliação para incluir

Ter uma visão precisa das finanças de sua empresa é parte integrante da tomada de decisões estratégicas. E incluir informações de conciliação no seu relatório financeiro mensal é um processo que requer conclusão em tempo hábil.

A conciliação financeira é um processo que analisa os registros internos em comparação com os registros financeiros externos e extratos bancários, para localizar e resolver inconsistências em sua gestão.

Independentemente de sua empresa ter poucas ou muitas transações por mês, você deve incluir no seu relatório financeiro mensal informações sobre o processo de conciliação.

Neste texto, vamos fazer um mergulho nesse processo e mostrar a você quais informações você precisa incluir no seu relatório!

Boa leitura!

1. Demonstrar as solicitações de chargebacks mensais

Através dessas demandas, você pode acompanhar e mensurar o que está funcionando de forma correta e também os erros na operação. Ou seja, vai observar se nas vendas há possibilidades de desvio de dinheiro ou de fraudes.

E tão importante quanto identificar esses problemas é saber se o setor financeiro está conseguindo acompanhar os erros e eventuais falhas de atendimento que podem acontecer durante as operações.

A mensuração dessas falhas de forma periódica e ao longo dos meses possibilita analisar, de forma horizontal, se os chargebacks estão aumentando ou diminuindo, quais ações estão sendo tomadas e acompanhar o seu reflexo no fluxo de caixa. 

2. Validação da cobrança das tarifas bancárias/operadoras/financeiras

Acompanhar esses valores é uma tarefa que passa batida por muitas empresas. Isso acontece muitas vezes porque essas taxas são repassadas, e consequentemente pagas, pelos clientes. 

Contudo, saber quanto uma empresa paga de tarifas para instituições financeiras é também ter um controle estratégico nos preços dos produtos ou serviços que são comercializados.

Assim, as corporações têm duas possibilidades com esse controle: reduzir o preço para torná-lo mais competitivo ou aumentar ainda mais a margem de lucro. 

Nessas horas, usar planilhas manuais pode ser uma grande perda de tempo para a sua equipe de finanças. 

À medida que as finanças se tornam mais complexas, o mesmo ocorre com as planilhas e os processos de importação dos dados necessários.

Logo, diante de um cenário como este, mais complexidade significa mais trabalho e mais testes para validar as informações coletadas.

Portanto, busque verificar a cobrança das tarifas de forma minuciosa e, de preferência, em um sistema informatizado que facilite a análise dos números corretamente.

3. Demonstrar de forma confiável o share de faturamento por forma de recebimento

Saber qual a principal forma de recebimento do seu negócio, seja ela no dinheiro, boleto, cheque, cartão, etc, é uma informação estratégica. O mesmo acontece com parcelamentos, sabendo quanto é a média por esse modelo de transação.

Saber de forma discriminada de onde vem o faturamento da empresa e a forma como ele pode ser dividido também permite definir ações estratégicas no quesito precificação, política de compras e política comercial.

Afinal, se existem tarifas diferenciadas para cada meio de recebimento, é preciso também existir análises diferenciadas para cada um deles. 

4. Demonstrar que a conciliação está em dia, subsidiando a geração do fluxo de caixa de forma confiável

Esse é um processo obrigatório para as empresas que buscam otimizar a sua gestão financeira.

Para demonstrar que a conciliação está em dia, é necessário realizá-la regularmente a fim de manter as informações sempre precisas e atuais. A conciliação financeira é um processo padrão em todos os negócios.

O seu relatório financeiro mensal explica exatamente de onde vem e quanto ainda está disponível para você gastar e investir em todos os ativos, portanto, isso depende muito da precisão da conciliação financeira.

Além disso, a conciliação financeira pode economizar dinheiro para sua empresa, reduzindo potencialmente as taxas de cheque especial e evitando gastos indevidos.

Embora algumas diferenças ocorram naturalmente devido ao tempo, incluir informações de conciliação no seu relatório financeiro mensal pode destacar erros e detectar cobranças excessivas imediatamente.

Assim, você poderá também tomar imediatamente medidas para corrigir essas cobranças. 

A importância da automação para o relatório financeiro mensal

Ferramentas de automação de reconciliação financeira podem executar relatórios e comparar transações em questão de minutos para apontar anomalias nos padrões de transação.

Uma vez que segue um fluxo definido de etapas e é repetitivo, é um ajuste perfeito para ferramentas de automação, que também te ajudarão a poupar tempo, já que se trata de algo que terá que fazer repetidas vezes.

A Boavista Tecnologia oferece soluções para automações para você e seu setor financeiro gerenciar seu processo de conciliação no relatório financeiro mensal com maior controle e precisão, fornecendo os dados de que você precisa imediatamente.

Você será capaz de reduzir o erro manual humano, agilizar o processo e armazenar dados em um local centralizado com uma boa ferramenta de automação financeira na qual confie.

Portanto, para reduzir o risco de conformidade e proteger suas finanças, a conciliação financeira é algo que deve ser gerenciado com cuidado e levado a sério!

Se quiser outras dicas a fim de evitar erros no seu relatório financeiro mensal, assine nossa newsletter para se manter sempre bem informado!

[rock-convert-cta id=”4346″]

Faça parte da comunidade Boavista Inscreva seu melhor contato e receba conteúdos exclusivos e com prioridade no seu e-mail!


    Teste

    Já vai sair?

    Converse com nossos especialistas para entender mais sobre a Boavista!

    Saiba mais