A verdade que ninguém nunca contou aos lojistas sobre as taxas de cartão de crédito
Você conhece toda taxa de cartão de crédito que é cobrada na sua empresa?
Se a resposta for não, fique tranquilo.
É mais do que comum encontrar lojistas que não fazem ideia sobre o que se passa por trás da cobrança de taxas.
Por isso, hoje revelarei verdades que ninguém nunca contou a você sobre as tarifas de cartão.
Vamos lá?
Verdade #1: É preciso entender quais taxas são cobradas e como são cobradas
As taxas de operadoras de cartão de crédito cobradas podem variar bastante entre as operadoras ou mesmo do ramo de atividade da empresa.
E se você não sabia disso, já passou da hora de entender melhor as taxas que são cobradas aí na sua empresa.
Parece complexo, mas vamos ajudar você.
O primeiro passo é entender quem é importante no sistema de pagamentos.
Além das adquirentes, há outros três intermediários importantes:
- as bandeiras, responsáveis por definir as regras de uso dos cartões;
- os bancos emissores, que manufaturam e distribuem os cartões;
- e os gateways de pagamentos, que processam as operações em compras online.
O segundo passo é entender quais são as taxas cobradas.
Há dois tipos de taxas cobradas:
- Taxas-base: são aplicadas pela bandeiras dos cartões e aplicadas por igual a todas as operadoras. Essas taxas dificilmente podem ser negociadas;
- Taxas fixadas: são determinadas pelas adquirentes para utilização dos serviços de pagamentos e podem ser negociadas antes da contratação. As taxas fixadas mais comuns são:
- Taxas de transação: definidas por um percentual sobre cada venda;
- Taxas fixas: valores invariáveis cobradas por determinados serviços (aluguel de máquinas de cartão, por exemplo);
- Taxas ocasionais: que incidem mensalmente, mas não são cobradas irregularmente (estorno de chargebacks, por exemplo).
O terceiro passo é saber como isso tudo funciona na sua empresa.
Todas as taxas cobradas pelas operadoras podem ser enquadradas no passo anterior.
No entanto, é impossível dizer quais são todas as taxas existentes cobradas pelas operadoras.
Por isso, é tão importante que você saiba quais são e como funcionam no seu contrato.
E lembre-se: as taxas fixadas podem ser negociadas com a sua operadora. Então, além de avaliar as diferentes tarifas, você também pode fazer propostas.
Verdade #2: Se você não monitora suas taxas, talvez esteja perdendo dinheiro
Fato: se você não controla as taxas cobradas pelas suas operadoras, você tem um grave problema em mãos.
Afinal, hoje existem muitas:
- operadoras;
- bandeiras;
- máquinas de cartão;
- métodos de controle de transações.
São muitas formas de perder dinheiro e isso passar completamente despercebido.
No entanto, não é raro encontrar empresas completamente perdidas em suas tarifas.
Enquanto isso…
- Podem estar sendo cobradas taxas diferentes daquelas que foram acordadas em contrato;
- O contrato pode estar perto de encerrar (ou já ter encerrado) e as taxas foram alteradas;
- Pode ter acontecido um reajuste de tarifas sem você saber.
Percebe como é importante controlar as taxas de cartão de crédito que estão sendo cobradas?
Desta forma, você consegue monitorar taxas diferentes e evitar graves prejuízos.
Ainda que o valor seja pouco, é importante não ignorar qualquer inconsistência.
Verdade #3: Nunca confie de olhos fechados na taxa de cartão que foi acordada no início do contrato
Quando se tem muitas transações, é bem difícil ter tempo para verificar todas as taxas cobradas pelas operadoras.
Eu sei disso.
No entanto, é comum que diversos varejistas relaxem e confiem de olhos fechados que as operadoras cobrarão apenas as taxas acordadas em contrato.
No entanto, erros podem acontecer e você pode perder dinheiro.
Por isso, é muito importante ter certeza de tudo que entra e sai da conta da empresa.
Uma das formas de fazer isso, é verificando os relatórios todos os meses.
Se forem encontradas inconsistências, o que não é incomum, você pode solicitar a correção dos valores.
Outra forma de verificar suas vendas, é através de um sistema de conciliação de cartões. Como o e-extrato, por exemplo.
De maneira automática, um sistema desse tipo consegue monitorar todas as vendas e identificar qualquer inconsistência de tarifa de forma otimizada.
Verdade #4: É possível monitorar as taxas de operadoras de cartão de crédito de forma segura e descomplicada
Monitorar as taxas de administração de cartão de crédito cobradas pelas operadoras é uma tarefa complexa.
Mas não é impossível.
O sistema de conciliação de cartão de crédito e-extrato concilia as vendas automaticamente e monitora as taxas cobradas de forma segura, eficaz e descomplicada.
Confira como ele pode ajudar você a não perder dinheiro:
Audita e monitora as tarifas
O sistema e-extrato consegue monitorar e auditar todas as tarifas das suas vendas.
Não precisa se preocupar, é tudo automático.
Desta forma, ao identificar qualquer problema, por menor que seja, o sistema notifica a você
Desta forma, é possível tratar qualquer inconsistência o quanto antes, evitando problemas maiores no futuro.
Informa o número de inconsistência em um quadro de avisos
Para saber se há inconsistências de tarifas ou quantas existem, é super simples.
O próprio sistema identifica e notifica a informação em um quadro de avisos dinâmico e direto.
Basta clicar, conferir em quais vendas existe alguma inconsistência e resolvê-las diretamente com a operadora.
Identifica quanto dinheiro já foi perdido somente em inconsistência de tarifas
Não precisa calcular nada.
Ainda no quadro de avisos, o sistema também informa quanto dinheiro foi perdido (ou pode ser perdido) com cobranças indevidas de taxas de cartão de crédito.
É fácil perceber como até mesmo pequenos valores podem fazer a diferença no fluxo de caixa da sua empresa.
Gostou do que o e-extrato pode fazer pela sua empresa? Que tal saber mais? Leia também como a nossa solução monitora as contestações de compra e ajuda a evitar prejuízos.
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