10 indicadores de cobrança que otimizam a rotina da sua equipe
O principal objetivo de uma empresa no mercado é gerar competitividade. Contudo, para que isso se torne possível, é necessário entender como suas operações estão funcionando e o que pode ser feito para melhorá-las.
Nesse quesito, podemos notar a importância dos indicadores financeiros, que buscam mostrar aos gestores da área as deficiências e as principais formas de desenvolver ainda mais os processos relacionados às suas respectivas áreas.
Nessa perspectiva, o setor de cobrança precisa, portanto, se valer de uma série de indicadores de cobrança para tornar seus processos cada vez mais eficientes e manter o bom relacionamento entre empresa e cliente.
Quer saber como? Então, confira o nosso post até o final e tire todas as suas dúvidas sobre o assunto.
O que são indicadores de cobrança?
Os indicadores de cobrança buscam contar uma história, com o simples objetivo de fazer com que algum processo se desenvolva e melhore. Dessa forma, costumamos usar diferentes processos para mensurar diferentes tipos de informações — gráficos, dados, infográficos, medidas, entre outros.
A ideia é que determinadas conclusões sejam levantadas para verificar quais pontos precisam ser melhorados. Em outras palavras, os indicadores de cobrança nada mais são do que ferramentas para o apontar que precisa ser melhorado nos processos de cobrança, a fim de que algo seja feito para sanar as dificuldades existentes.
Como eles são construídos?
Os indicadores de cobrança são construídos a partir de três bases importantes. São eles:
- Dados: em geral, os dados são a forma mais simples de informação e comumente representados por números. Separados, os dados acabam sendo totalmente inúteis porque não servem para mostrar o que de fato estamos olhando.
- Métricas: elas podem ser obtidas através de um ou mais dados e, dessa forma, acabam oferecendo diferentes formas de relacionamento entre eles. Em outras palavras, as métricas acabam trazendo mais clareza ao momento atual, fazendo com que os dados sejam agrupados por ordem, no intuito de dar sentido ao que está sendo visto.
- Informação: por fim, a informação nada mais é do que o resultado da combinação dos dados e das métricas em um determinado contexto, fazendo com que a informação seja compreendida.
Como os indicadores podem ajudar na gestão de cobrança das empresas?
As melhorias na área de Contas a Receber só ocorrem quando há elementos que ajudam a promover essa mudança. Por esse motivo, os indicadores de cobrança oferecem uma base a partir do momento em que conseguimos responder a três questões importantes:
- O que devo mudar?
- Quando devo mudar?
- Como irei mudar?
Quando passamos a entender todas essas indagações, passamos a perceber os pequenos gargalos, despesas desnecessárias e processos ineficientes que não geram valor ao setor de cobrança. Nesse quesito, ferramentas como o famoso SWOT pode oferecer inúmeros benefícios, já que pode ser alimentado pelas perguntas citadas acima, a fim de oferecer excelentes insights.
10 indicadores de cobrança necessários para qualquer empresa
Confira, a seguir, 10 principais indicadores de cobrança que são essenciais para as empresas que tornam o trabalho dos setores financeiros mais otimizado e assertivo:
1. Indicadores de carteira
Em geral, os indicadores de carteira fazem a mensuração das ações da carteira, independentemente das ações realizadas no setor operacional de cobrança.
Esse grupo tem a seguinte divisão:
- por faixa de atraso: aponta a alocação de valores por faixa de atraso e a participação de cada uma delas;
- elegível para cobrança: inclui apenas os clientes que podem ser cobrados, visto que outra parcela pode estar com problemas que impossibilitem essa cobrança;
- por situação da cobrança: aponta como está a carteira seguindo os possíveis status de cada uma, como não localizados, sem contato, em negociação, não negociado etc.
2. Roll rate
Roll rate, ou taxa de rolagem, é o quanto da sua carteira de cobrança foi transferida para o mês seguinte. Por exemplo, se você precisa receber R$ 10 mil de um cliente, mas ele só pagou R$ 7500, significa que R$ 2500 “rolaram” para o mês seguinte.
Quando menos rolar para o próximo mês, melhor, pois, além de você estar recebendo pelo menos o próximo do que precisa, consegue evitar que sua carteira envelheça.
3. Valores recuperados
Esse tipo de indicador está relacionado aos inadimplentes de sua empresa. Contudo, pode ser necessário atribuir esse valor a outros tipos de indicadores, e nunca o determinar como uma verdade absoluta.
Em Valores Recuperados, podemos considerar acordos realizados entre os clientes e sua empresa, bem como os descontos introduzidos, programas de recompensas, entre outros, inclusive o ROI.
4. CPC
O CPC (Contato com a Pessoa Certa) busca investigar a pessoa certa para a sua empresa. Dessa forma, o CPC cresce à medida que consegue entrar em contato com o cliente que precisa ser cobrado.
Entretanto, quando o CPC está baixo, significa que a estratégia de cobrança não está sendo efetiva e, como consequência, seu negócio pode ser impactado de forma negativa.
5. Agent Workload
O Agent Workload é um tipo de indicador de cobrança relacionado à produtividade de sua equipe, pois mensura a quantidade de contatos que são realizados através do mailing do negócio nos horários laborais.
Entretanto, é necessário estar atento a esse tipo de indicador, já que o volume e tempo podem não ser garantia de retorno de crédito ou até mesmo a redução da inadimplência da sua empresa. Por isso, é crucial que esse indicador possa ser mensurado juntamente com os valores recuperados, se for o caso.
6. Consumo de mailling
Quanto maior a quantidade de clientes nessa lista, o volume do mailing acaba sendo cada vez maior. Em contrapartida, se a lista estiver organizada, o tempo para contato será cada vez menor.
Sendo assim, esse tipo de indicador influencia o volume e a eficiência do mailing, até porque, de nada adianta obter uma lista extremamente organizada, se os resultados não estiverem sendo excelentes.
7. Best Time to Call
O “melhor momento para fazer ligação” pode estimular diversas discussões. Isso porque esse tipo de indicador oferece diferentes segmentos. Por isso, é necessário realizar uma pesquisa de público para entender o comportamento dos clientes, a fim de encontrar o melhor momento para realizar as ligações de cobranças.
8. Eficiência da cobrança (EFIC)
Esse índice é obtido a partir da razão entre as taxas de rolagem de determinado período ou grupo de ação. Logo, ele está diretamente relacionado à taxa de rolagem.
O período pode ser considerado melhor quando o EFIC for menor, o que pode levantar hipóteses para abordagem mais assertiva do time de Contas a Receber.
9. Capacity
Como o próprio nome já define, esse tipo de indicador serve justamente para mensurar a capacidade de operação, ou seja, o número de colaboradores necessários para que uma determinada estratégia possa ser realizada de maneira eficiente.
Quando nos referimos ao termo “planejar a capacidade”, estamos querendo dizer que existe a possibilidade de a equipe atual conseguir conquistar as demandas exigidas no setor de cobrança.
Questões como férias, absenteísmo, horas produtivas, taxa de contato efetivo, entre outros devem estar incluídos nesse indicador, a fim de buscar os melhores meios para acelerar a operação.
10. First Payment Default (FPD)
First Payment Default, ou “primeira não paga”, aponta a quantidade de clientes que não efetuaram o pagamento da primeira parcela prevista em contrato.
Identificar quem são esses clientes logo cedo é muito importante, pois já se prevê quais os clientes que podem se tornar potenciais inadimplentes. Além disso, outro valor gerado por esse indicador é a capacidade de monitorar as entradas, prevendo possíveis “buracos” na rentabilidade da empresa e direcionando os esforços do setor de cobrança.
É possível otimizar os processos do Contas a Receber?
Como pode ter percebido, o setor de Contas a Receber de uma empresa tem muito trabalho e muitos indicadores de cobrança a acompanhar. Diversos deles são construídos manualmente, o que dificulta um trabalho mais efetivo das equipes.
Entender melhor o funcionamento desse ecossistema é essencial, por isso você precisa inserir o processo de conciliação de cobrança na sua empresa, que, além de auxiliar no gerenciamento da carteira de cobrança, vai identificar possíveis falhas nos recebimentos.
Agora que você já sabe a importância dos indicadores de cobrança, que tal ampliar o seu conhecimento sobre o assunto? Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba conteúdos exclusivos no seu e-mail.
Faça parte da comunidade Boavista Inscreva seu melhor contato e receba conteúdos exclusivos e com prioridade no seu e-mail!
Teste
Esteja sempre à frente no mercado financeiro!
Conteúdos exclusivos sobre gestão financeira, varejo e tecnologia para você.
Assine a Newsletter