Polêmica das vendas: entenda melhor como gerenciar uma transação duplicada
A transação duplicada acontece quando uma venda em cartão é duplicada em uma empresa, seja por um erro humano ou sistêmico. Por meio da conciliação de meios de pagamento, esse acontecimento pode ser diminuído, evitando perdas financeiras. Confira!
Atualmente é difícil encontrar consumidores que não utilizam um cartão de crédito, tanto que esse meio de pagamento tornou-se uma das formas mais comuns no Brasil. Por isso, vamos abordar hoje alguns tópicos sobre um problema que pode ocorrer com o uso do cartão de crédito: a transação duplicada.
Se você deseja intensificar suas vendas, é essencial oferecer para o cliente essa facilidade do uso do cartão. Mas nunca se esqueça de como é importante administrar as vendas canceladas. Assim, você conseguirá escapar do desagradável chargeback.
Quer saber como gerenciar essa situação? Continue lendo o nosso post e aprenda os principais conceitos sobre a transação duplicada:
O que é a transação duplicada nas vendas em cartões?
A transação duplicada acontece quando um pagamento é realizado mais de uma vez no cartão de crédito do consumidor, o que acaba produzindo muitos contratempos, tanto para o cliente quando para o lojista, principalmente quando esses cancelamentos acontecem constantemente em épocas de muita movimentação.
Confira este exemplo:
Ao utilizar o cartão de crédito, a máquina indica uma falha na transação. Então, solicita-se que o cliente digite a senha novamente, porém a operação anterior também foi aprovada, ocasionando a cobrança duplicada.
Como evitar a transação duplicada?
Para evitar que aconteçam certos transtornos, algumas atitudes podem ser essenciais. Confira alguns passos que podem melhorar a saúde financeira do seu negócio:
1. Registre todas as formas de vendas da sua empresa
É essencial registrar e monitorar todas as entradas originárias das vendas com cartões de crédito, débito ou voucher.
Isso inclui os dias que foram realizadas, valores, se foi no crédito ou débito, entre outras informações.
Usufruir desses dados possibilitará que você tenha um melhor controle das vendas efetuadas. Da mesma forma, ser organizado possibilitará identificar ou prever algum erro ou que possa ocorrer.
2. Acompanhe os extratos das vendas via cartões
Por meio da análise de cada bandeira de cartão é possível que visualizar os extratos das operações realizadas por cada uma. Assim, poderá conferir se os valores previstos para serem creditados estão entrando corretamente.
3. Utilize um sistema de conciliação de cartões
Uma plataforma para conciliação de vendas monitoriza constantemente todas as operações das vendas feitas com os cartões e permite visualizar os casos que podem ocasionar prejuízos.
Além disso, ele identifica com rapidez todas as prováveis inconsistências nas transações e nos depósitos bancários das vendas.
Outra função importante é que o conciliador recebe das operadoras os pedidos de cancelamentos de forma automatizada, fazendo com que esse tipo de tarefa passe a ser realizada de forma ágil.
Assim, concedendo velocidade e tempo para que o lojista cuide da solicitação de cancelamento — apurando se é real ou não, completo ou parcial.
Todo lojista está sujeito a passar por adversidades como a transação duplicada no pagamento via cartão de crédito.
Esperamos que com essas dicas e informações você possa gerenciar esses problemas na sua empresa!
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