Relatório financeiro mensal: 4 informações de conciliação para incluir

Relatório financeiro mensal: 4 informações de conciliação para incluir

Ter uma visão precisa das finanças de sua empresa é parte integrante da tomada de decisões estratégicas corretas. E incluir informações de conciliação no seu relatório financeiro mensal é um processo que requer conclusão em tempo hábil.

A conciliação financeira é um processo que analisa os registros internos em comparação com os registros financeiros externos e extratos bancários, para localizar e resolver discrepâncias.

Independentemente de sua empresa ter poucas ou muitas transações por mês, você deve incluir no seu relatório financeiro mensal informações da conciliação.

Neste texto, vamos fazer um mergulho nesse processo e mostrar a você quais informações você precisa incluir no seu relatório!

1. Demonstrar as solicitações de chargebacks mensais

Através dessas demandas, você pode acompanhar e mensurar nas operações o que está não está funcionando de forma correta. Ou seja, vai observar se nas vendas há possibilidades de desvio ou de fraudes.

E tão importante quanto identificar esses problemas é saber se o setor financeiro está conseguindo acompanhar os erros e eventuais falhas de atendimento que podem acontecer durante as operações.

A mensuração dessas falhas de forma periódica e ao longo dos meses possibilita analisar, de forma horizontal, se os chargebacks estão aumentando ou diminuindo, quais ações estão sendo tomadas e acompanhar o reflexo no fluxo de caixa. 

2. Validação da cobrança das tarifas bancárias/operadoras/financeiras

Acompanhar esses valores é uma tarefa que passa batida por muitas empresas. Isso acontece muitas vezes porque essas taxas são repassadas, e consequentemente pagas, pelos clientes. 

Contudo, saber quanto uma empresa paga de tarifas para instituições financeiras é também ter um controle estratégico nos preços dos produtos ou serviços comercializados.

Assim, as corporações têm duas possibilidades com esse controle: reduzir o preço para torná-lo mais competitivo ou aumentar ainda mais a margem de lucro. 

Nessas horas, usar planilhas manuais pode ser uma grande perda de tempo para a sua equipe de finanças. 

À medida que as finanças se tornam mais complexas, o mesmo ocorre com as planilhas e os processos de importação dos dados necessários.

Logo, diante de um cenário como este, mais complexidade significa mais trabalho e mais testes para validar as informações coletadas.

Portanto, busque verificar a cobrança das tarifas de forma minuciosa e, de preferência, em um sistema informatizado que facilite a análise dos números.

3. Demonstrar de forma confiável o share de faturamento por forma de recebimento

Saber qual a principalmente forma de recebimento do seu negócio é uma informação estratégica. Seja ela no dinheiro, boleto, cheque, cartão, etc. 

se parcelado, quanto é a média de parcela 

Saber de forma discriminada de onde vem o faturamento da empresa e a forma como pode ser dividido também permite definir ações estratégicas no tocante a precificação, política de compras e política comercial.

Afinal, se existem tarifas diferenciadas para cada meio de recebimento, é preciso também existir análises diferenciadas. 

4. Demonstrar que a conciliação está em dia, subsidiando a geração do fluxo de caixa de forma confiável

Esse é um processo obrigatório para as empresas que buscam otimizar a sua gestão financeira.

Para demonstrar que a conciliação está em dia, é necessário realizá-la regularmente a fim de manter as informações sempre precisas e atuais. A conciliação financeira é um processo padrão em todos os negócios.

O seu relatório financeiro mensal explica exatamente de onde vem e quanto ainda está disponível para você gastar e investir em todos os ativos, portanto, isso depende muito da precisão da conciliação financeira.

Além disso, a conciliação financeira pode economizar dinheiro para sua empresa, reduzindo potencialmente as taxas de cheque especial e evitando gastos indevidos.

Embora algumas diferenças ocorram naturalmente devido ao tempo, incluir informações de conciliação no seu relatório financeiro mensal pode destacar erros e detectar cobranças excessivas imediatamente.

Assim, você poderá também tomar imediatamente medidas para corrigir essas cobranças. 

A importância da automação para o relatório financeiro mensal

Ferramentas de automação de reconciliação financeira podem executar relatórios e comparar transações em questão de minutos para apontar anomalias nos padrões de transação.

Uma vez que segue um fluxo definido de etapas e é repetitivo, é um ajuste perfeito para ferramentas de automação, que também te ajudarão a poupar tempo, já que se trata de algo que terá que fazer repetidas vezes.

A Boavista Tecnologia oferece soluções para automações para você e seu setor financeiro gerenciar seu processo de conciliação no relatório financeiro mensal com maior controle e precisão, fornecendo os dados de que você precisa imediatamente.

Você será capaz de reduzir o erro manual humano, agilizar o processo e armazenar dados em um local centralizado com uma boa ferramenta de automação financeira na qual confie.

Portanto, para reduzir o risco de conformidade e proteger suas finanças, a conciliação financeira é algo que deve ser gerenciado com cuidado e levado a sério!

Se quiser outras dicas a fim de evitar erros no seu relatório financeiro mensal, assine nossa newsletter para se manter sempre bem informado!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *