Dentre a amplitude do que é Gestão de Crédito e como ela funciona é importante ficar atento a alguns processos específicos do processo um deles é o ciclo do crédito, vamos falar um pouco mais sobre ele?
[rock-convert-pdf id=”2951″]
Como funciona o Ciclo do Crédito?
A administração eficiente de uma empresa requer alta rotação dos seus recursos, proporcionando um alto dinamismo em seu fluxo de operações.
A administração do capital circulante líquido, também chamado de capital de giro é realizada através da análise do ciclo operacional da empresa, composto pelo ciclo econômico e pelo ciclo financeiro, que estão relacionados aos prazos de pagamento e recebimento.
O ciclo operacional de uma empresa refere-se ao prazo desde o início do processo de produção até o recebimento de caixa resultante da venda do produto acabado, influenciando diretamente nos estoques e no contas a receber.
O ciclo financeiro ou conversão de caixa, começa com o pagamento do produto/matéria prima, que será revendida ou transformada em produto acabado, e termina com o recebimento do pagamento desse produto.
Qual o objetivo da Análise de Crédito?
Análise de crédito define procedimentos de análise que identifiquem o grau de risco na concessão de crédito e desenvolvam ferramentas racionais e objetivas capazes de mitigar a inadimplência.
A análise de crédito tem por objetivo:
- Estimar o risco do pagamento;
- Determinar a saúde financeira da empresa;
- Identificar quais credores ou outros têm direitos sobre os ativos e fundos da empresa;
- Verificar as perspectivas da empresa sobre planejamentos futuros.
Cálculo do ciclo operacional do cliente
O Ciclo Operacional é a soma do Prazo Médio de Estocagem (PME) e do Prazo Médio de Recebimentos (PMR), ou seja:
Ciclo Operacional = PME + PMR
Já o Ciclo Financeiro, ou Ciclo de Caixa, é a subtração Ciclo Operacional pelo Prazo Médio de Pagamento (PMP), ou seja:
Ciclo Financeiro = Ciclo Operacional – PMP
ou
Ciclo Financeiro = (PME + PMR) – PMP
Exemplo de cálculo do ciclo operacional
Vamos usar como exemplo uma empresa que possui um prazo médio de pagamento de compras (PMP) de 60 dias, um prazo médio de giro dos estoques (PME) de 30 dias e o prazo médio de recebimento das vendas (PMR) de 35 dias.
Vamos ao cálculo:
PMP = 60 dias
PME = 30 dias
PMR = 35 dias
Ciclo Financeiro = (30 +35) – 60 = 5 dias
Análise do Caso
Ao pagar as compras e receber as vendas, a empresa obtém um ciclo de 5 dias, ou seja, a empresa realiza os pagamentos dos fornecedores antes de receber o valor das vendas, consequentemente financiando a operação por 5 dias!
Ainda falando sobre o exemplo acima, percebemos que a empresa financia tanto os fornecedores como os clientes.
Em um cenário de negócios competitivos, a empresa financiar toda a cadeia da operação vai exigir um esforço ainda maior do seu fluxo de caixa, ou seja, a empresa precisa uma disponibilidade financeira bem elevada.
Necessidade de Capital de Giro
O ideal é que as empresas sempre conheçam sua Necessidade de Capital de Giro (NCG), pois é o NCG que informará se a empresa poderá continuar mantendo aquela operação ou não.
Muitos negócios alcançam bons números de faturamentos, porém passam por dificuldades financeiras e não entendem o que está acontecendo. Muitas vezes tentam enxugar custos e despesas, mas mesmo assim não conseguem proporcionar uma folga no caixa da empresa.
Algumas outras empresas tentam reajustar seus preços pensando em aumentar a rentabilidade da empresa. Esta alternativa pode até melhorar um pouco o cenário, porém pode gerar um outro problema sério, pois não sabemos da elasticidade da demanda em relação ao aumento de preço.
Impactos do Ciclo do Crédito na sua empresa
E na verdade o grande problema está na gestão de todo o ciclo do crédito. O ideal é que os fornecedores e/ou os clientes financiem a operação na maior parte da operação, assim a empresa manterá seu caixa cada vez mais disponível.
No entanto, este não é um cenário possível de se tornar realidade em alguns negócios, então daí a importância das empresas conhecerem este ciclo dos principais produtos ou serviços comercializados.
Na maioria das vezes, os negócios conseguem negociações pontuais fazendo com que os fornecedores financiem a operação de alguns produtos ou serviços e que os clientes financiem a operação de outros.
Desta forma a empresa financia a operação dos demais produtos, refletindo em uma maior disponibilidade de caixa da empresa.
Vimos que o desconhecimento do ciclo do crédito pode levar muitas às empresas passarem por problemas financeiros e às vezes até a encerrar as operações, por isso é muito importante se manter informado sobre a saúde financeira do seu negócio e preparado para a gestão de riscos que possam surgir.
Quer receber mais conteúdos sobre gestão financeira? Então se cadastre na nossa newsletter e fique por dentro dos nossos conteúdos.
Faça parte da comunidade Boavista Inscreva seu melhor contato e receba conteúdos exclusivos e com prioridade no seu e-mail!
Teste
Esteja sempre à frente no mercado financeiro!
Conteúdos exclusivos sobre gestão financeira, varejo e tecnologia para você.
Assine a Newsletter