Dentro da gestão financeira de uma empresa a tesouraria é um área que precisa estar sempre controla, organizada e alinhada com todo o resto do setor financeiro.
Uma boa gestão de tesouraria é fundamental para que a empresa esteja por dentro da sua saúde financeira e tenha as informações necessárias para tomar decisões e fazer investimentos assertivos.
Quer saber mais sobre a gestão de tesouraria e como ela impacta no desempenho da empresa? Então continue lendo o conteúdo que preparamos para você.
O que é Tesouraria?
A Tesouraria é a área financeira responsável por gerenciar a utilização do dinheiro de uma organização. Isso quer dizer que é a tesouraria quem acompanha e documenta todas as transações monetárias de uma empresa, sejam elas pagamentos ou recebimentos.
É através da área de tesouraria que se torna possível obter informações sobre a conta da empresa, ou seja, se a empresa está com lucro ou prejuízo.
É essa área que deixa as contas da empresa em ordem e organizadas, garantindo a saúde financeira da empresa e fornecendo informações precisas para tomadas de decisão
Quais são os principais objetivos da Tesouraria?
A tesouraria fornece as informações e alimenta o Fluxo de Caixa, essa é a principal ferramenta da área e é extremamente necessário que exista uma rotina precisa e minuciosa em relação ao acompanhamento desse fluxo.
Ela também avalia a necessidade de Capital de Giro da empresa, ou seja, de recursos que são necessários para financiar o ciclo financeiro da empresa.
Também é tarefa de tesouraria realizar as conciliações bancárias, ou seja, saber se as entradas e saídas de dinheiro esperadas pela empresa estão ocorrendo corretamente. Para fazer essa ação é necessário conferir o extrato bancário com as contas a pagar e a receber.
O que faz um Tesoureiro?
O Tesoureiro é o responsável por fazer toda a gestão e o acompanhamento da tesouraria no seu dia a dia, é um cargo de alta confiança e importância para a empresa.
Como é a rotina de um tesoureiro?
A gestão de tesouraria varia de acordo com o modelo de negócios de cada instituição, mas é possível dizer que, diariamente, a pessoa responsável por esta atividade segue alguns passos:
1. Após o Contas a Pagar e o Contas a Receber finalizarem suas respectivas baixas, a pessoa da Tesouraria confere o extrato bancário com o extrato do ERP, finalizando os demais lançamentos avulsos, ou seja, de tarifas, cestas e etc..
2. Esta rotina também, pode ser feita via importação de arquivos OFX.
3. Ao finalizar os lançamentos avulsos, a conciliação bancária é concluída e o dia é fechado no ERP, evitando que alguém realize algum lançamento retroativo e prejudique a conciliação já finalizada.
4. A TES também gera as informações dos financeiras para alimentar o fluxo de caixa, ou seja, para informar se a empresa tem disponibilidade de recursos financeiros para os próximos dias.
5. Caso a empresa possua sobra de recursos financeiros, é preciso decidir se o valor será aplicado, por quanto tempo e etc…
6. Caso a empresa não possua recursos financeiros suficientes para pagar suas obrigações, serão avaliadas as possibilidades de solicitar prorrogações e em último caso, captar recursos de terceiros com o pagamento de juros.
Quais as principais características e habilidades de um tesoureiro?
Caso você esteja precisando contratar um tesoureiro ou está pensando em se preparar para se tornar um, diplomas e certificados não são suficientes para garantir que alguém realmente se adeque ao cargo, seja ele qual for.
Por isso, é importante ficar de olho em algumas características básicas, mas extremamente necessárias para desempenhar o cargo.
- Credibilidade: a tesouraria é uma área crítica, é ela que trata de todo o dinheiro e contas da empresa, por isso é importante que o responsável pela tesouraria seja uma pessoa de confiança e que transpareça credibilidade e ética.
- Sendo de Dono: durante a rotina da tesouraria é preciso que algumas decisões sejam tomadas rapidamente e por isso é necessário que o colaborador encarregado de tomar essas decisões tenha senso de dono, ou ownership. Ele precisa estar preparado e empoderado para fazer escolhas importantes e que refletem em toda a estrutura organizacional da empresa.
- Olhar Analítico: Pelo fato de o setor financeiro trabalhar com um grande volume de números e operações matemáticas, os profissionais da área precisam ter um olhar analítico para confrontar esses números e poder tomar decisões estratégicas.
- Atenção aos detalhes: A tesouraria exige um acompanhamento minucioso e preciso, qualquer erro, por menor que seja, pode resultar em consequências catastróficas para a empresa.
- Capacidade de previsão: Ter a capacidade de antecipação e previsão é fundamental na gestão de tesouraria e no planejamento financeiro de modo geral. Estar preparado para o futuro e ter a capacidade de corrigir erros antes mesmo deles acontecerem é algo que todo colaborador do setor financeiro precisa ter.
Toda essa gestão se torna muito mais fácil quando se utiliza uma plataforma de conciliação bancária. Quer entender como? Fale conosco e solicite uma demonstração da nossa ferramenta para esse tipo de conciliação.
Aproveite e assine a nossa newsletter para receber outros materiais fundamentais para a gestão financeira de uma empresa.
Faça parte da comunidade Boavista Inscreva seu melhor contato e receba conteúdos exclusivos e com prioridade no seu e-mail!
Teste
Esteja sempre à frente no mercado financeiro!
Conteúdos exclusivos sobre gestão financeira, varejo e tecnologia para você.
Assine a Newsletter